DELEGADO FAZ PRISÃO EM FLAGRANTE POR RACISMO
O delegado Vital Rodrigues de Carvalho, de Imperatriz -principal cidade do interior do Maranhão – prendeu em flagrante um homem na noite de quinta-feira (4/06) por racismo. O episódio aconteceu durante afirmação degradante da pessoa numa barraca de comida no lugar conhecido como 4 Bocas, que é um famoso corredor gastronômico da cidade maranhaense.
O delegado estava sentado de um lado barraca e o acusado do outro lado, quando passava uma reportagem na televisão do local reportando as manifestações de protesto pelo assassinato de George Floyd, negro morto asfixiado por um policial branco de Minneapolis, nos Estados Unidos. Em voz alta e em tom de supremacia, o acusado teria dito a seguinte frase: “Uma confusão desta por causa da merda de um negro”.
Ao ouvir a expressão racista, o delegado disse que demorou alguns segundos para absorver a afirmação. Vital então com calma e serenidade perguntou ao acusado se ele tinha noção de suas palavras e este tentou justificar dizendo que estava fazendo um comentário para um amigo que estava ao seu lado. Neste momento, Vital Carvalho se identificou como delegado de polícia, informou que a afirmação era um crime e deu voz de prisão em flagrante por racismo.
A atitude do delegado foi aprovada pelos demais frequentadores do local, que parabenizaram pela sua atitude. Algumas delas devem ser testemunhas do caso. Vital Rodrigues levou então o acusado à delegacia para que o acusado fosse ouvido pelo delegado de plantão, que tipificou ocorrência como crime de racismo, que é inafiançável e também não prescreve.
A dinâmica dos fatos relatados nesta reportagem do Lupanews.com.br foi retirada de um áudio que foi enviado por Viltal a seu irmão Acelino Rodrigues de Carvalho, advogado e principal incentivador na carreira e na vida. Ele mandou a mensagem com a voz embargada, por ter que fazer uma ação por crime de racismo em pleno século 21. Vital é filho de pai branco com mãe negra.
O delegado também deu entrevista à emissora de televisão local, relatando o fato:
Parabéns delegado, cumpriu seu dever cívico. Orgulho de vida, excelência. A polícia tem salvação.
Pingback: Delegado recebe elogio oficial por prisão por racismo no Maranhão - lupanews