Carolina, um paraíso das águas no “Bico do Papagaio”

Localizada estrategicamente na região conhecida como “Bico do Papagaio – Sul do Maranhão e ladeada pelos do Tocantins e Pará – a cidade de Carolina é um refúgio para os amantes da natureza. Ela faz parte do Parque Nacional da Chapada das Mesas, conhecido também como “paraíso das águas”, em função das belas cachoeiras e demais paisagens de tirar o fôlego.

Além das belezas naturais do lugar e de seu entorno, o carinho e hospitalidade de sua gente encantam os visitantes, que são recebidos com muita empatia, uma marca dos moradores de Carolina. Fundada na época imperial, Carolina respira a história do Brasil Colônia, marcas até hoje presentes nas paisagens da cidade e também eternizadas em seu museu histórico.

Formada por 10 municípios, essa chapada é para se molhar. Só para você ter uma ideia do potencial aquático do ‘Paraíso das Águas’, como o destino é conhecido, são 89 cachoeiras oficiais (13 delas só no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas), 22 rios perenes e mais de 400 nascentes.

Trilhas e tirolesa com acesso por um teleférico de 400 metros de extensão são algumas das opções desse bem estruturado complexo de Carolina. Mas nada se compara à emocionante experiência de visitar a Cachoeira do Santuário, uma queda de 46 metros, dentro de um salão natural de arenito.

Como chegar

O aeroporto mais próximo fica em Imperatriz, a 220 km de Carolina, a cidade no Maranhão com melhor infraestrutura do destino. De lá mais três e meia de carro.

Outra opção aérea é o aeroporto de Marabá, no Pará, a 360 quilômetros de Carolina e mais 5 de carro até Carolina.

(Redação com Catraca Livre/Viagem Em Pauta – Fotos: Viagem Em Pauta)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *