REMO, O MECÂNICO CEGO QUE É UM CAMPEÃO EM SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE

Remo em ação: Serviço de mecânica em motores – Fotos: Terezinha M. B. Oliveira

O município de Carolina, situado no sul do Maranhão – entre Tocantins e Pará – tem uma referência profissional e, principalmente, um grande exemplo de superação. Um dos melhores mecânicos de carros da região é um cego que esbanja conhecimento na área.

Seu nome é Remo Miranda Barbosa, um verdadeiro guerreiro que enfrenta a vida com muita disposição. Com 49 anos de idade, dos quais mais de 40 sem enxergar nada à sua frente, este deficiente visual é um exemplo de luta e persistência.

Mas a deficiência visual não é obstáculo para que Remo se transformasse em sinônimo de bom trabalho em mecânica geral, de todos os tipos de motores.

Remo ficou cego por volta dos 7 anos de idade, vítima de glaucoma e descolamento de retina, fato que mudou sua vida radicalmente. Ainda menino, ele chegou a ficar dois anos com seus pais em São Paulo para tentar reverter o quadro, o que acabou não acontecendo.

Com a noticia da cegueira confirmada, Remo reiniciava sua vida,  que até então era de muita luz. Como seu pai era mecânico, ele passou a se familiarizar com a rotina da oficina. Aos 14 anos ele debutava na profissão herdada do pai.

A história de pai para filho seria apenas mais uma entre as milhares existentes, se não fosse o fato de Remo Barbosa ter aprendido o ofício apenas no “tato” com as peças e, fundamentalmente, conhecimento sobre elas e seu lugar em cada parte dos mais diferentes veículos, movidos a gasolina, álcool ou diesel.

O mecânico Remo é um dos mais requisitados em Carolina e região, principalmente pela excelência do resultado de seu trabalho. É um profissional de referência pelo trabalho e pela forma que encara a vida com toda limitação que a deficiência impõe. Superação é sua grande marca, aliada ao amor que coloca em tudo que faz.

PERSISTENTE, SOLIDÁRIO E MULTIPROFISSIONAL

Remo Barbosa é um ser do bem, focado e determinado em fazer

Além de ser referência, Remo Barbosa é também um exemplo de ser humano do bem. Maria Leide Gonçalves da Silva conhece ele há mais de 20 anos. Ela diz que uma de suas principais virtudes é a persistência. Ele busca aprender e realizar tudo a que se propõe. “Ele é amigo, solidário e, principalmente, focado no que se dispõe a fazer”, afirma Leidi.

A amiga relata com orgulho e admiração o fato de Remo Barbosa ser um excelente ser humano e, além, da mecânica, ter outras habilidades. “Além da mecânica, ele também conserta eletrodomésticos e faz até reparos em rede elétrica”, exalta Leide, observando que estes serviços mais perigosos é preciso ter uma pessoa por perto para guiar suas ações.

Conforme Leide, as habilidades de Remo se estendem ainda para serviços hidráulicos, como ligação de água. “Ele tem mil e uma utilidades”, brinca, acrescentando que tudo que ele se propõe a fazer é com amor e dedicação. “Ele procurou fazer tudo bem feito, é um perfeccionista”, relata a amiga.

Remo Barbosa é um ser determinado, focado na missão de fazer. “Ele nunca desiste daquilo que se propõe a fazer. Ele insiste, persiste até conseguir realizar”, exclama Leide.

Remo em ação como mecânico – Assista ao vídeo

 

6 thoughts on “REMO, O MECÂNICO CEGO QUE É UM CAMPEÃO EM SUPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE

  • 03/08/2020 em 5:41
    Permalink

    Meu amigo e meu irmão Remo, eu sempre te admirei. Te admiro, você merece ser reconhecido, sempre. Parabéns meu amigo…

    Resposta
  • 03/08/2020 em 11:11
    Permalink

    A genialidade de Remo, na mecânica, se encontra além das palavras. O seu espírito cercado de verdade e de luz de igual maneira nos afeta irreparavelmente!!!

    Resposta
  • 03/08/2020 em 12:06
    Permalink

    A genialidade de Remo, na mecânica, não é traduzida em palavras. O seu espírito iluminado da mesma forma nos afeta irreparavelmente. Uma verdadeira honra tê-lo conhecido.

    Resposta
  • 03/08/2020 em 14:52
    Permalink

    Convivi com esse parceiro na Vila da aeronáutica em Carolina. Vi de perto tudo isso aí.

    Resposta
  • 03/08/2020 em 20:54
    Permalink

    Remo um grande ser humano e profissional indo e voltando

    Resposta
  • 23/11/2020 em 19:11
    Permalink

    Conheci o Remo, pessoa legal. Sempre que eu passava por ele calada ele dizia assim:Já vai né. Impressionante como ele sabia, gostava de pegar no meu ombro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *