Pneus usados de moto vira curral e é “sacada” sustentável no campo
Aliando a necessidade de reformar o curral no Sítio Duas Irmãs e a preservação ao meio ambiente, o servidor da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Luiz Wanderlei Santos, chamou a atenção na zona rural de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) pela forma como solucionou a questão. Ele construiu a estrutura no sítio usando pneus de motocicletas que seriam descartados na natureza.
Curioso, ele passou a pesquisar formas de reformar o curral da propriedade. Luiz conta que assistiu vídeos na internet e gostou de alguns exemplos que eram feitos com pneus de carro.
O problema é que os pneus de carro são grandes e necessitaria de muitas viagens para levar o material até o sítio. A solução surgiu por meio da observação da cidade, onde notou uma grande quantidade de pneus de moto em uma borracharia.
“Pensei em tentar com os pneus de moto e achei bem vantajoso. São dois lances com aproximadamente 230 pneus”, conta Luiz.
Luiz conta que trabalhou de 2 a 3 horas por dia em suas horas vagas e terminou o serviço em duas semanas.
E a iniciativa teve resultado imediato. Primeiro pela preservação da natureza; segundo por deixar a propriedade rural mais bonita e, em terceiro, por se tonar exemplo para outras pessoas, que já pediram informações sobre como construir o mesmo sistema.
“Um dos objetivos era o de dar uma destinação correta aos pneus. Afinal, estava precisando arrumar o curral e fazer uma reforma de qualquer maneira”, finalizou o servidor.
Vídeo:
(Por Raul Bradock para o Cáceres Noticias)