Dia Internacional do Idoso: envelhecer com prevenção em saúde é fundamental
Neste 1º de outubro, comemora-se o “Dia Internacional do Idoso”. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, a data é uma oportunidade para refletir sobre o envelhecimento com saúde. Para a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), os beneficiários da melhor idade são tratados não apenas quando a doença chega, mas antes disso, para que tenham mais qualidade de vida, na busca pela prevenção.
A Cassems tem o compromisso de solidificar o modelo preventivo nos cuidados com os beneficiários idosos, no incentivo de um estilo de vida mais saudável, com atenção para a saúde física e mental. Com programas de prevenção como o “Eu me Amo, Eu me Cuido” e a “Cozinha Experimental”, o plano de saúde busca, junto de seus assegurados, a prática dos bons hábitos em saúde para um envelhecimento saudável.
Ainda, o Centro de Prevenção em Saúde, criado em 2012, em Campo Grande, busca incentivar o costume da saúde preventiva e da medicina humanizada. A estrutura foi cuidadosamente projetada para proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor, que estimule o hábito de cuidar da saúde como um todo e oferecer mais qualidade de vida aos usuários da Cassems e dos seus familiares. Com atividades como hidroginástica, musculação e Pilates, para beneficiários com mais de 40 anos, os beneficiários de Campo Grande e Dourados já contam com esse cuidado do plano de saúde.
A coordenadora do Centro de Prevenção da Cassems, Maria Helena Jeha, explica que o plano de saúde busca desenvolver um olhar humanizado e de acolhimento com os beneficiários. “Criamos um elo de proximidade entre a Caixa dos Servidores e o beneficiário, dando foco a qualidade de vida e bem estar das pessoas que passam por um novo ciclo na vida, o do envelhecimento. Atuamos na linha de cuidado primário, buscando dar mais longevidade aos participantes das atividades”.
Maria Helena afirma, também, que o Centro de Prevenção possui uma equipe de profissionais capacitados para o serviço e bem orientados em relação aos alunos. “A relação entre professores e alunos é dinâmica, alegre, de uma interação notável. Desde a recepção, buscamos dar o melhor atendimento aos beneficiários, com atenção e dedicação ao que fazemos”.
Cenário de pandemia
Com o decreto de recomendação para o isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Centro de Prevenção pausou as atividades no mês de março. Durante esse período, os beneficiários têm tido acesso à aulas por meio de vídeos feitos pelos professores do Centro e, ainda, no mês de agosto, foi realizado um encontro virtual com beneficiários da melhor idade e familiares, para dialogar sobre a saúde física e mental.
De acordo com Maria Helena, a pausa nas atividades do Centro de Prevenção foi inesperado e doloroso, porém, necessário.”A falta da convivência diária e das interações entre os beneficiários faz falta no cotidiano, mas sabemos que é para o bem maior e em breve as portas se abrirão novamente. Esperamos poder vencer esta pandemia e restabelecer as atividades gradativamente no Centro de Prevenção”.