Jateí enfrenta pandemia com vigilância e ações de prevenção
O município de Jateí mantém um trabalho permanente de monitoramento da pandemia do novo coronavírus e continua sendo uma das poucas localidades do MS com incidência muita baixa de casos.
Para se ter uma idéia, Jateí ficou sem notificar casos durante 23 dias no mesmo de setembro. Apenas no final do mês que foram detectadas duas pessoas com suspeitas da doença, sendo que uma o resultado deu negativo para covid 19.
Apesar de estar com apenas um caso positivo – em isolamento domiciliar – e há uma semana sem novas notificações, as ações de prevenção e de vigilância em saúde continuam sendo desenvolvidas de forma sistemática em Jateí.
O aparente controle sobre o vírus em Jateí não é motivo de acomodação quanto ao perigo da doença. Por isso, o prefeito Eraldo Leite determinou que os trabalhadores da linha de frente se mantenham mobilizados contra o vírus. Ele não descarta, inclusive, endurecer com medidas restritivas contra aglomerações.
Em Jateí, as ações de combate ao vírus são lideradas pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, que atua junto com conselho municipal de enfrentamento da pandemia.
AÇÕES DE CCOMBATE E PREVENÇÃO
Entre as ações externas de monitoramento e prevenção estão uma barreira sanitária montada na entrada da cidade, que afere a temperatura das pessoas e colhe informações sobre destino e origem.
Outro trabalho diário da Prefeitura em Jateí é a nebulização para fins de desinfecção de locais públicos e privados. Para este serviço é usado um termonebulizador portátil, que espalha nos ambientes um produto à base de amônia quaternária, que não é danoso à saúde humana.
A Prefeitura também utiliza som volante para alertar a população sobre os cuidados contra o vírus. A mensagem deixa claro que o perigo é real, pois a covid ainda não tem vacina e é uma doença muito agressiva e letal em muitos casos.