Raios de Luz: Projeto social usa música como instrumento para cidadania em Rondonópolis
A cidade de Rondonópolis tem um projeto social que é orgulho para todo o Mato Grosso. É o Raios de Luz, projeto de iniciativa do Linos Clube São José Operário e que já acolheu mais de mil crianças, adolescentes e jovens. O projeto foi criado há 15 anos – em 2005 – na gestão do então presidente Gildo Moura e Flanques.
O projeto Raios de Luz usa a música como instrumento para a inclusão, com atividades lúdicas e de iniciação artística, particularmente no ensino das primeiras noções de música e acredita no valor da música como ramo da arte e para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo.
O projeto trabalha a música para melhorar a sensibilidade humana, a capacidade de concentração e a memória. Estudos apontam que a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral e traz, também, benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio lógico matemático.
O Raio de Luz tem como objetivo a promoção do lazer e da socialização das crianças e adolescentes da comunidade rondonopolitana, contribuindo dessa forma para uma vida mais saudável e para a construção de uma sociedade mais justa, humana, solidária e inclusiva. Apesar do foco musical, o objetivo principal não é formar músicos e sim promover a sociabilização para a cidadania.
O Projeto Raios de Luz atende anualmente até sessenta crianças e adolescentes entre sete e dezesseis anos oriundos de famílias residentes nos bairros carentes de Rondonópolis. As aulas e ensaios acontecem aos sábados de manhã, seguido de lanche aos alunos.
As aulas têm início em março e término em dezembro e para atender a demanda, a prioridade de matrícula é dada aos alunos que terminaram o ano escolar anterior com assiduidade e aproveitamento. O participante do projeto é iniciado na música pelo aprendizado da flauta doce, depois, em função do avanço dos seus estudos, passará ao segundo instrumento, o violão.
Para manter o Projeto, o clube conta com 4 patrocinadores que todo mês destina recursos financeiros e lanche para as crianças. Os recursos financeiros são destinados ao pagamento de um professor de música para ministrar as aulas e, também, para manutenção e aquisição dos instrumentos musicais e materiais pedagógicos que são utilizados nas aulas teóricas e práticas.
Eventualmente ocorrem algumas apresentações de músicas pela turma em eventos do clube para demonstração da importância do projeto e incentivo aos alunos. Ao final do ano, são feitas apresentações para as empresas dos patrocinadores do projeto e para os familiares dos alunos.
Durante esses 15 anos já foram atendidas cerca de mil crianças e adolescentes. Alguns tocam nas igrejas e eventos da comunidade local e se formaram em diversas profissões. (Redação com Lions MT – Fotos: Rede social)