Livro da história continua mobilizando educadores em Jateí
O livro que discorre sobre fatos e personagens históricos de Jateí, focando também a história da educação no município, continua movimentando os bastidores do setor educacional. A obra é de autoria das professoras Elza Augusta Nogueira da Silva e Maria Raimunda Bezerra da Silva, com a participação de dezenas de educadores na elaboração de artigos sobre as diferentes áreas de pesquisa.
Jociane Andrade, atual coordenadora do CMEI Recanto do Saber, disse que foi uma honra para ela participar deste projeto, pois teve a oportunidade de conhecer toda a história política do município. Ela pontua que em sua pesquisa abordou a história da Câmara de Vereadores e pode observar que Jateí é um município privilegiado, pois teve uma sequência de políticos comprometidos com a população e seu desenvolvimento.
Lilian Miranda, atual secretária do CMEI, também participa do livro como integrante do grupo que pesquisou as cavalgadas e a Festa da Fogueira. “Esse livro é o sonho de muitos’, resume Lilian, destacando o desprendimento do prefeito Eraldo e da secretária Telma Gandine na concretização do projeto.
O livre história e Cultura – fatos e pessoas – será publicado em breve e faz parte do projeto de resgate histórico que a atual administração desencadeou. O processo de atualização da obra está sob a coordenação da professora Cristiane Pereira Garcia.
A publicação do livro faz parte do Projeto Memória – Intitulado “Projeto Memória – A história de quem fez e faz Jateí”, trabalho que já tem seus primeiros resultados.
O texto está bom e fiquei emocionada lembrando que sou paranaense mas faço parte dessa história desde 1979.