A tarde desta quinta-feira, 14 de janeiro de 2020, foi de emoção para dezenas de educadoras e educadores de Jateí. É que eles participaram de um ato simbólico que marcou a entrega do livro História e Cultura, fatos e pessoas que construíram a história do município. A obra literária foi organizada pelas professoras Elza Augusta Nogueira da Silva e Maria Raimunda Bezerra e “escrita por muitas mãos e mentes”, como define as autoras.
O ato de entrega da obra aos “escritores da história” aconteceu no Centro Cultural José Jorge Leite e obedeceu as regras de distanciamento, uso de máscaras faciais e medidas sanitárias, já que ainda estamos em tempos de pandemia e a vacinação contra o vírus da Covid 19 ainda não começou a ser feita no Brasil. Os escritores que participaram do livro receberam um exemplar autografado e com dedicatória das autoras da obra, que aproveitaram para agradecer a participação e apoio de todos e de todas na realização do projeto literário.
Em suas falas, Elza Augusta e Maria Raimunda citaram alegria de verem a obra pronta e publicada, ponderando que o momento poderia ser muito mais festivo e grandioso, mas a pandemia reduziu o número de participantes por questão de prevenção e valorização da vida. O jornalista e escritor Nicanor Coelho, que foi um dos editores do livro, foi lembrado durante o ato. Ele morreu em 18 de dezembro de 2020, vítima de um infarto.
As autoras aproveitaram ainda para agradecer o apoio total do prefeito Eraldo Leite para que a obra se tornasse realidade. Ela estava parada há 12 anos e ele deu suporte para sua atualização e publicação. O chefe de gabinete Eduardo Martins Pereira representou o prefeito Eraldo Leite e reiterou o compromisso da gestão para com a educação, cultura e história de Jateí. Com a obra em mãos, Eduardo disse que a maior prova do compromisso do prefeito era a obra entregue a seus autores e à população de modo geral.
O atual diretor geral da Câmara de Jateí, Luiz Burci, também usou da palavra. Ele destacou o compromisso da Casa de Leis para com a história do município. Luiz aproveitou ainda para pedir a colaboração de todos para o fortalecimento do Projeto Memória, idealizado na gestão de Eraldo leite, para que mais capítulos da história do município possam ser resgatados e eternizados.