Cassems oferece acolhimento psicológico para familiares de pacientes internados
Mais uma vez, a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) traz a humanização como um dos pilares para a excelência nos seus serviços. O projeto Travessia, de acolhimento psicológico para familiares de pacientes internados no Hospital Cassems Campo Grande realizou 1.024 atendimentos no mês de janeiro. A proposta é pensada para que os profissionais da Caixa dos Servidores dialoguem sobre o quadro clínico, bem como ofereçam auxílio psicológico para pessoas próximas dos beneficiários em internação.
Com o protocolo de “visita 0” para pacientes que ocupam leitos no Hospital Cassems, em decorrência do aumento expressivo de casos da Covid-19, o projeto foi planejado, também, com o objetivo de proteger os beneficiários internados e seus familiares, evitando possíveis contaminações.
De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, todos os hospitais da Cassems do estado prezam pela humanização no atendimento. “Neste momento de pandemia, precisamos usar da empatia e união para levar o melhor atendimento aos nossos beneficiários. Com a necessidade de isolamento social dos pacientes internados na unidade hospitalar, torna-se mais difícil para os familiares terem notícias do quadro clínico daquele indivíduo. Então, criamos uma estrutura para acolher essas pessoas”.
A coordenadora de Psicologia da Cassems, Claudia Szukala, salienta que o “Projeto Travessia” inclui, também, apoio psicológico aos familiares que necessitarem de suporte na internação de um ente querido. “Esse cuidado com as famílias é importante, pois elas também ficam fragilizadas. Percebemos que aumentam os níveis de ansiedade, irritabilidade, medo e insegurança. A Psicologia está junto para acolher esses sentimentos e sensações e tornar esse momento de tensão menos difícil”.
Os familiares de pacientes que quiserem entrar em contato com a Assistência Social podem ligar para o número 3323-0480. Ainda, os que quiserem entrar em contato com a Psicologia, devem ligar para 3323-0481. (Assessoria)