Outubro começa rosa, chamando atenção para o câncer que mais mata as mulheres

Voluntários e assistidas do MT Mamma lançam campanha Outubro Rosa com o lema “Para todas as gerações o importante é a prevenção”, em Cuiabá

Um verdadeiro mar rosa tomou conta do Parque das Águas, em Cuiabá, na noite deste domingo (30), para a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2018, que contou com a apresentação do Sexteto de Metais da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do trio, Pescuma, Henrique e Claudinho. O evento foi realizado pela Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MT Mamma Amigos do Peito).

A associação está com uma programação repleta de atividades sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama com uma série de atividades, ao longo do mês de outubro, como parte do movimento que acontece em vários países. Este ano o lema da campanha é “Para todas as gerações o importante é a prevenção”.

Palestras agendadas em instituições públicas e privadas já estão sendo realizadas pela MTmamma, desde 20 de setembro. A partir desta segunda (1º de outubro), ocorre o Bazar Beneficente com a venda de camisetas e produtos da associação como os chaveiros Coração da Vida, agendas 2019 e necessairs, vai estar no Shopping 3 Américas, na Capital, e no Várzea Grande Shopping.

Ainda estão programadas a Caminhada pela Saúde das Mamas, Dia na Praça Alencastro e a festa de encerramento da Campanha Outubro Rosa, a tradicional MACARROmamma, no Cenarium Rural, em 14 de novembro.

A MTmamma amigos do peito, desde 2010, leva informação à toda sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do autoexame, medida que pode representar a cura em mais de 90% dos casos, orienta homens e mulheres para que façam a consulta médica e os exames periódicos.

Estatística

No Brasil, o câncer de mama é o que mais atinge o sexo feminino. Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, na Capital.

Para a presidente da MTmamma, Cleuza Dias, a informação é uma grande aliada para ampliar a detecção precoce da doença que atinge, a cada dia, mais mulheres, principalmente, jovens, muitas assistidas pela associação, em Cuiabá. “O diagnóstico precoce pode salvar vidas já que o câncer de mama quanto mais cedo for descoberto, mais rápido se dá o tratamento e maior a chance de cura. Temos que ampliar a conscientização de mulheres e homens sobre a importância do autoexame, a visita ao médico e os exames de rotina como a mamografia. Alertamos para a prevenção em todas as gerações”, destaca Cleuza.

O MT Mamma inspirou outras instituições publicas e privadas a realizar ações e o uso da cor rosa que é símbolo da campanha em todo o mundo. Criada, oficialmente, em março de 2009, a associação é reconhecida pelo governo do Estado e pelo município, como entidade pública sem fins lucrativos.

Formada por voluntários e assistidas (pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama), sobrevive com as mensalidades dos associados, doações e colaboração para realizar atividades gratuitas como aulas de hidroginástica, yoga, reiki, meditação, oficinas de artesanato e customização, bate-papos mensais e grupo de psicoterapia. A MTmamma tem ainda o primeiro Banco de Perucas do Estado.

Programação Outubro Rosa

1º a 28 – 10h às 22h: Bazar Beneficente da MTmamma – Shopping 3 Américas e Várzea Grande Shopping

12 – 17h: Caminhada pela Saúde das Mamas – Parque da Águas

26 – das 8h às 17h: MTmamma na Praça Alencastro

14 – 20h : 10ª MACARROmamma – Cenarium Rural

(Rdnews com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *