Entre os primeiros no MS, Jateí já vacina na faixa dos 50 anos

O município de Jateí figura com destaque no índice de vacinação contra a covid 19 no Mato Grosso do Sul e figura entre as cinco localidades que mais vacinaram seus habitantes. Além da posição de destaque no cenário estadual, Jateí também avança na faixa etária de vacinação, que nesta  semana começou  a contemplar as pessoas com 50 anos ou  e que possuem comorbidades sendo o único do interior a chegar nesta idade com a primeira dose da vacina, conforme uma fonte da Secretaria Estadual de Saúde..
Apesar do bom desempenho para a primeira dose, o prefeito Eraldo Leite e o secretário de Saúde, Célio Balasso, manifestaram apreensão em relação à segunda dose da vacina Coronavac, pois o Ministério da Saúde não tem feito repasse aos estados e atrasa o processo também no município. Em Jateí, um grande percentual de moradores aguardam pela segunda dose. “Esperamos a chegada de mais doses ao Estado para aplicar a segunda dose a estas pessoas que aguardam ansiosas pela imunização”, comentaram o prefeito e o secretário.
A vacinação em Jateí ocorre por agendamento, feito por agentes comunitários de saúde, que entram em contato para avisar dia e horário para o procedimento. Mesmo pacientes considerados crônicos seguem critério de idade para vacinação e a medida é para evitar aglomeração e tumulto nos locais de vacinação. “Pedimos a colaboração e respeito pelo horário marcado afim de evitar aglomeração e transtornos”, pondera Célio Balasso.

COMORBIDADES

O ministério da saúde define como Comorbidades as seguintes doenças crônicas: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonares e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40; e Cirrose hepática.
PREVENÇÃO
Mesmo com o bom desempenho na primeira dose da vacina contra a covid 19, a Prefeitura de Jateí reitera que a principal arma contra o vírus ainda é a prevenção, trabalho que tem surtido efeito no município e evitado um número maior de vidas. Desde quando foi anunciada a pandemia no ano passado, Jateí contabiliza três óbitos por covid 19, sendo o município com o menor índice de letalidade no Estado e no Brasil.
Conforme dados do dia 5 de maio, o município possuía sete casos positivos. Dos 381 casos confirmados,  361 foram recuperados e ocorreram três óbitos.
“Temos um paciente internado na UTI em estado grave na cidade de Dourados. Dos pacientes recuperados, 23 estão tratando sequelas da doença com fisioterapia respiratória. Nosso município tem 27 pessoas em isolamento domiciliar e 21 monitoradas. Vamos continuar com os cuidados, Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara e evite aglomerações”, informa o boletim de 5 maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *