Comida e cultura, um cardápio que faz sucesso em Rondonópolis
Em tempos de pandemia e de falta de apoio público e privado, produzir e promover cultura no Brasil é um verdadeiro desafio que poucos e bons ainda resistem. Esta realidade é encarada com determinação em Rondonópolis por Hermélio Silva, que enfrenta o descaso com a cultura usando a criatividade e parcerias para que as artes continuem vivas na principal cidade do interior do Mato Grosso. Uma das sacadas de sucesso aconteceu no sábado – véspera do Dia das Mães – unindo o editor e um restaurante com a entrega de obras literárias para as mães que foram almoçar no local.
O Roberto Restaurante abriu suas portas com seu tradicional cardápio de sábado (09/05), incluindo sua famosa feijoada. Numa mesa foram expostos livros e, junto a elas, o escritor Hermélio entregava obras literárias autografadas para as clientes do restaurante, localizado quase em frente da UPA. A iniciativa recebeu muitos elogios e teve repercussão estadual, mostrando o sucesso do cardápio: boa comida com o privilégio de levar cultura para a casa.
Além de obras de autoria de Hermélio Silva, o almoço de autógrafos disponibilizou publicações de outros escritores, entre eles Edson Ceretta, que não pode estar presente mas agradeceu e destacou a iniciativa. “Agradeço o Hermélio pela parceria e por ele ter me representado nesta ocasião especial”, manifestou Edson.
Roberto Machado, da direção do restaurante, já se tornou referência no apoio cultural e as principais obras de Hermélio Silva foram lançadas no local, com programação e cardápio especiais. Robertinho Machado também agradeceu a parceria com o escritor e espera poder contribuindo com a cultura rondonopolitana. “Um povo sem cultura não tem história”, define.