Símbolo africano: Quilombo celebra São Benedito em Livramento

Uma das festas religiosas mais tradicionais de Mato Grosso, a Festa de São Benedito chega a sua 55ª edição no Quilombo Mata Cavalo de Cima, município de Nossa Senhora do Livramento. Respeitando os protocolos de saúde, a programação começa às 08h deste domingo,18, com as boas-vindas e a feira de produtos comunidade, seguido de chá com bolo.

“Nós vamos rezar para São Benedito, vai ter um almoço, vai ter reza cantada, dança de siriri”, explica Mestre Nezinho, que desde os 12 anos de idade luta pelo reconhecimento e valorização das manifestações culturais quilombolas. Para garantir a segurança de todos os festeiros, será obrigatório o uso de máscaras.

Após as apresentações culturais, o público também assistirá Estórias do Jardim, da Trupe Leite de Pedras. Na peça, em um mundo da magia, um Velho Carvalho conta aventuras de reis e ciganos.

A Festa de São Benedito é realizada em diferentes datas em todo o Brasil. Considerada uma das manifestações culturais mais importantes em Mato Grosso.

Nezinho, que também é pai de santo umbandista, conta que mais do que um dia de devoção ao santo, a festa representa a ancestralidade do povo negro e a luta pela titulação definitiva da terra, que já é amparada pelos dispositivos legais.

O Quilombo de Mata Cavalo de Cima foi fundado por seu bisavô, Marcelino Paes de Barros, após sua alforria. Ao todo, Mata Cavalo é composto por seis comunidades que, mais do que relações de parentesco, compartilham a luta pela terra e atualmente pelo acesso a água, e por melhores condições de vida.

“A festa, para a nossa comunidade, é uma expressão de resistência e combate ao preconceito e discriminação étnico-racial”, finaliza Mestre Nezinho.

Lei Aldir Blanc

A edição da festa deste ano, conta com apoio do projeto Mestre Nezinho: Quilombo de Mata Cavalo, aprovados no edital Conexão Mestres da Cultura, realizado pelo Governo de Mato Grosso por meio da Secretária de Estado de Cultura Esporte e Lazer Secel MT através da Lei Aldir Blanc.

O projeto lança no mês de novembro, o documentário Terra de Preto, sobre a história de Nezinho e a resistência de manter o terreiro de Vovó Catarina.

Serviço:

55ª Festa de São Benedito

Sítio São Benedito – estrada principal do Quilombo seguir as Fitas Azuis

Espaço Cultural São Benedito e Vovó Catarina

Quilombo Mata Cavalo de Cima (Nsa. Sra. do Livramento)

Uso obrigatório de máscaras contra Covid

Recomendável trazer utensílios pessoais como talheres, copos e pratos

Confirme a presença pelo WhatsApp: 65 99802-2151

Para conhecer o projeto acesse @mestrenezinho

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *