Sarau Cultural da Unemat/Roo gera inclusão e recebe elogios da Justiça de MT

O GEDIFI, o curso de direito da Unemat Rondonópolis e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) promoveram na quarta-feira passada (28/07), o Sarau Cultural ‘Artes, Encontro e Afetividades’. O evento foi online e transmitido pelo canal do Youtube do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade.
O Sarau Cultural: Artes, Encontros & Afetividades contou com apresentações musicais, teatrais, poemas e dança. Nomes como Ivan Belém, Banda CRC, Coletivo CorpoAnu, Ideylson dos Anjos foram atrações. Parte desses artistas foram condenados pela justiça e passam ressocialização. “Um dos maiores objetivos dessa gestão do GMF é promover a humanização e a equidade. Esse evento nos ajuda a oportunizar isso, trazendo artistas privados de liberdade que estão no CRC. O afeto é revolucionário e quando trazemos para esse espaço a comunidade, a academia, os artistas e incluímos pessoas que, por alguma razão, cometeram crimes e estão privadas de liberdade, promovemos de fato a humanização”, disse a responsável pelo setor de projetos do GMF, Alianna Cardoso Vançan. O GMF é um organismo que funciona dentro do Tribunal de Justiça, com diversas parcerias.
Para o coordenador do projeto Unemat Cultural e do curso de direito da Unemat/Roo, professor Everton Neves dos Santos cumpre mais uma vez seu papel de inclusão e democratização da educação e cultura. “Fizemos um evento online, com participação de centenas de pessoas de todo o estado de Mato Grosso. Foi muito bom, oportunizamos para nossos artistas um espaço para eles mostrarem seus trabalhos, fomentar cultura e também inclusão social. Uma vez que parte das nossas atrações estão em fase de ressocialização. Temos total convicção que contribuímos para a reinserção deles e ajudamos os mesmo a caminhar dentro da sociedade”.
O Sarau é uma forma democrática de se fazer cultura, sendo caracterizado pelas manifestações culturais de naturezas artísticas diversas, com o objetivo de expressar conteúdo literário, musical, teatral, entre outras manifestações significativas para os participantes envolvidos, através da oralidade, da musicalidade, expressão corporal e painel para expressão visual. (Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *