Enorme massa de ar quente cobrirá o Brasil de Sul ao Norte

Vários estados do Sul, Centro-Oeste e do Sudeste terão calor intenso com máximas de 35°C a 40°C

Uma enorme massa de ar quente vai tomar conta do Brasil nesta semana de Sul a Norte, trazendo temperatura muitíssimo acima do normal para esta época do ano para a Região Sul e calor muito intenso no Centro-Oeste e outras regiões do país. Vários estados devem ter máximas próximas ou acima dos 40ºC.

A massa de ar seco e quente já cobre a maior parte do território brasileiro, mas durante os próximos dias vai avançar do Brasil Central e do Norte do país para as áreas das regiões Sudeste e Sul que ainda não sofrem a influência do ar tropical, o que vai determinar um aquecimento muito acentuado em centenas de municípios do Sul e do Sudeste que ainda estão com temperatura agradável.

A temperatura sofrerá uma escalada ao longo dos próximos dias, mas o calor mais intenso será sentido na grande maioria das cidades do Centro-Sul do Brasil na segunda metade da semana. A temperatura em 850 hPa, nível de pressão a 1500 metros de altitude e que é usado em meteorologia para aferir o quão quente ou fria é uma massa de ar, vai chegar a valores de 24ºC a 25ºC do Rio Grande do Sul ao Mato Grosso.

Valores tão altos no caso do estado gaúcho somente são registrados em fortes ondas de calor e que durante o verão trazem máximas acima dos 40ºC. Como é agosto e o número de horas de sol menor que dezembro a março, o aquecimento acaba sendo menor, mas a massa de ar é tão quente que mesmo assim deve trazer máximas até 10ºC a 15ºC acima do que é normal para a época do ano no Rio Grande do Sul, o que não é comum.

CALOR NO CENTRO-OESTE

No Centro-Oeste, a temperatura se eleva muito neste começo de semana e o Mato Grosso terá máximas ao redor ou acima de 40ºC na capital Cuiabá e outras cidades todos os dias até o final da semana. O aquecimento será muito intenso principalmente a partir de terça.

No Mato Grosso do Sul, Campo Grande terá uma semana de tardes escaldantes com quase todas as tardes apresentando máximas de 36ºC a 38ºC, mas no interior do estado as máximas se aproximam e batem nos 40ºC. O tempo extremamente seco e quente fará com que o risco de queimadas dispare e ocorra um aumento dos incêndios.

SUDESTE

Na Região Sudeste, o interior paulista terá uma sequência de tardes tórridas, sobretudo em cidades mais a Oeste e ao Norte do estado de São Paulo com máximas entre 35ºC e 40ºC, sobretudo na segunda metade da semana. Na cidade de São Paulo, a temperatura mais alta se espera também entre quarta e sábado com máximas de 30ºC a 32ºC.

Já em Minas Gerais, a temperatura também sobe, mas não muito em relação que se agora se registra. O aquecimento será mais acentuado no Triângulo Mineiro com máximas de 35ºC ou mais em algumas cidades.

SUL DO BRASIL

No Sul do Brasil, com correntes de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera trazendo o ar mais quente da Região Centro-Oeste, Paraguai e Norte da Argentina para o Sul do país, o aquecimento será mais acentuado que em muitas áreas do Sudeste. No Paraná e em Santa Catarina, as tardes mais quentes devem ocorrer no Oeste dos dois estados com máximas acima de 35ºC e até próximas dos 40ºC em alguns pontos.

(Fonte: Metsul Meteorologia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *