Secretário de Segurança destaca sistema de monitoramento por câmeras em Jateí
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, juntamente com o prefeito de Jateí, Eraldo Leite, inauguraram nesta sexta-feira (20), no 3º Pelotão da Polícia Militar, o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo, que cobre toda a cidade e garante mais segurança para a população do município.
“É mais uma ferramenta para a segurança pública do nosso estado e pretendemos levar esse sistema também para a o Presídio Feminino de Jateí e a Polícia Civil, para fechar o circuito de monitoramento”, enfatizou o prefeito Eraldo.
As câmeras do sistema de monitoramento de Jateí que são 360 graus, de alta tecnologia e possuem maior resolução e alcance de até 600 metros, devem facilitar o trabalho das polícias Civil e Militar, que poderão acompanhar em tempo real as movimentações nos pontos monitorados.
“O monitoramento é hoje o que há de melhor no tocante a investigação criminal e poder ter uma cidade com câmeras em pontos chaves faz com que a investigação suba para patamares de soluções de crimes inigualáveis, além de desmotivar a prática de crimes”, destaca o delegado titular de Jateí, Bruno Erasmo Cubas.
O sistema de monitoramento de Jateí começou a ser discutido em 2019, entre o prefeito e o então comandante da PM no município, tenente-coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza, e se tornou realidade graças à parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. A Central funciona dentro do Pelotão da Polícia Militar de Jateí, que irá acompanhar em tempo real a movimentação em toda a cidade.
Segundo Helbert, a ideia inicial, além de gerar sensação de segurança e prevenir delitos, era otimizar o atendimento pelas viaturas. “É uma ferramenta de auxílio do policiamento ostensivo e preventivo, no resgate e salvamento pelos Bombeiros Militares e também nas investigações da Polícia Civil, deu certo a implantação aqui em Jateí e hoje comandando o 3º Batalhão de Dourados, vou sugerir a mesma parceria para que sejam implantadas de 350 a 400 câmeras no município, com a mesma sistemática de monitoramento, qual seja, o funcionamento dentro da PM”, explica Helbert.
Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, a parceria entre município e estado gera um bom fruto que é segurança para a população. “Jateí é hoje importante produtor de grãos, de suínos, de aves, de leite, temos usinas e isso atrai muita gente de fora e o vídeo monitoramento é muito importante para que os policiais possam de fato exercer as suas funções”, afirma Videira.
O vídeo monitoramento de Jateí já conta com câmeras na BR 376, portal de entrada da cidade, saída do Barreiro Poente e Barreiro Nascente, saída para Nova Esperança, Praça Central, Parque da Fogueira e avenidas Weimar Gonçalves Torres e Bernadete Santos Leite. O distrito de Nova Esperança também será beneficiado com o monitoramento. “Vai trazer mais segurança e tranquilidade para a nossa população e eu creio que será um projeto piloto no Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Edison José de Lima Paz.
Visitas
Em Jateí o secretário Antonio Carlos Videira acompanhado do prefeito, do promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol e da diretora do Estabelecimento Penal Feminino Luiz Pereira da Silva, Solange Pereira, visitou a unidade para conhecer de perto os projetos desenvolvidos no presídio, entre eles o de limpeza e manutenção de espaços públicos da cidade, realizado em parceria com a Prefeitura e a horta comunitária.
De acordo com Solange, o projeto de limpeza urbana é uma parceria inédita no estado, que possibilita que as reeducandas do regime fechado trabalhem fora dos muros do presídio, em prol de toda a sociedade. “Essa medida, firmada pela Agepen, por meio da Divisão de Trabalho Prisional, com o município, conta com o aval do Poder Judiciário, através da Vara de Execução Penal do Interior e apoio do Ministério Público”.
Acompanhado da Delegada Regional da Polícia Civil de Dourados, Roseli Dolor Galego e do Delegado Regional de Fátima do Sul, Adilson Stiguivitis, o secretário de Segurança esteve também na Delegacia de Polícia Civil de Jateí, que passa por reparos e adequações, com o objetivo de melhorar o atendimento à população, bem como o ambiente de trabalho para os policiais lotados no município. (Por Joelma Belchior, da Sejusp – https://www.sejusp.ms.gov.br/secretario-de-seguranca-inaugura-sistema-de-monitoramento-por-cameras-em-jatei/)
Parabéns pelo desenvolvimento em segurança pública, de Mato Grosso do Sul,aos seus governantes,e polícia militar, que Deus ilumine e dê sabedoria a todos vocês, para conduzir com sucesso tudo que for fazer e deve ser feito.