Primeira-dama de Cuiabá volta a pedir doação de medula óssea para a pequena Maria Eduarda
A primeira-dama Márcia Pinheiro volta a pedir aos servidores públicos da Prefeitura de Cuiabá e demais pessoas interessadas e de boa vontade para que vão ao Hemocentro da Capital doar 5 ml de sangue em prol da pequena Maria Eduarda, a Duda, garotinha de seis anos que está com a saúde debilitada em virtude da Leucemia.
Desde o início do ano, familiares e amigos pedem constantemente que o maior número de pessoas faça o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o Redome, doando apenas 5 ml de sangue.
A intenção é encontrar, urgentemente, doadores compatíveis para o transplante de medula óssea. A importância de convidar o maior número de pessoas possível é em virtude da probabilidade de encontrar um doador compatível.
De acordo com o Hemocentro, a chance de encontrar doadores compatíveis entre familiares é de 25% e de não aparentado é de 1 para 100 mil, via Redome, ou de 1 para 1 milhão se for por meio do Banco de Dados Internacional.
“Em maio, nós conseguimos mobilizar muitos servidores. Eu e um grupo de pessoas doamos, porém agora precisamos de ainda mais porque a Duda teve seu quadro agravado e precisa mais do que nunca encontrar esse doador. Quem sabe não está entre nós? Portanto, peço encarecidamente pela compaixão dos nossos servidores que têm vestido a camisa da humanização e têm cada vez mais pensado nas pessoas”, afirmou a primeira dama.
Como funciona a doação
Para ajudar, basta ir ao Hemocentro da Capital para ser incluído no Registro Nacional de Doares de Medula Óssea. É colhido apenas 5 ml de sangue do doador. A amostra passa pelo exame de histocompatibilidade, ou HLA, para verificar suas características genéticas e, posteriormente, as informações são cruzadas com a dos de pacientes em espera para determinar a compatibilidade.
A exigência para ser um candidato é ter entre 18 e 55 anos; documento oficial com foto; não apresentar doença infecciosa, incapacitante, neoplásica (câncer), hematológica (sangue) ou de sistema imunológico, além de estar em bom estado geral de saúde.
Após cumprir as exigências e confirmar a compatibilidade, o interessado é contatado para efetuar a doação.
Serviços – O servidor interessado em doar, pode contatar o Núcleo de Apoio à primeira-dama por meio do (65) 3645-6048 ou pelo primeiradama@cuiaba.mt.gov.br. O número dos familiares de Maria Eduarda é o (65) 99224-6800.
(Assessoria)