Cassems realiza ‘caminhada iluminada’ para abordar o cuidado com a saúde

O anoitecer aos arredores do lago no Parque das Nações em Campo Grande contrastava com a luz das lanternas dos celulares na “caminhada iluminada” de prevenção ao suicídio, realizada no dia 22 de setembro pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). A proposta do encontro entre beneficiários e colaboradores do plano de saúde foi abordar a importância do cuidado com a saúde da mente de maneira lúdica

Para Claudia Szukala, coordenadora de Psicologia da Cassems, a caminhada iluminada mostrou para os beneficiários a importância de aliar saúde mental e atividade física. “Nossas ações são voltadas para promoção em saúde e qualidade de vida. Então, essa atividade é uma caminhada de luz, porque a atividade física faz parte do bem estar e a luz que representa aquilo que temos dentro de cada um de nós”.

A beneficiária Ernestina Ramona Rojas participou da caminhada e salienta a sua satisfação. “Esse encontro é uma ideia esplêndida. Tenho acompanhado as campanhas que a Cassems faz para a saúde mental dos colaboradores e acho essas atividades excelentes”.

De acordo com o psicólogo Walkes Vargas, a caminhada iluminada é importante para trazer conscientização de maneira diferenciada. “É preciso olhar a saúde mental em uma perspectiva multifatorial, não só olhando o indivíduo, mas sim para a sociedade na qual ele está inserido. É de muita importância a Cassems realizar uma atividade em um espaço público, ao ar livre, colocando a pessoa em contato com outras e desenvolvendo uma atividade física”.

A beneficiária Gabriela Mendes acredita que ações como essas valorizam o beneficiário da Cassems. “Agora, em um período pós pandemia, em que as pessoas ficaram isoladas e com o psicológico comprometido, a caminhada iluminada foi muito bem vinda. Nós temos um parque lindo, gratuito, com uma energia boa, isso traz bem estar e abre a nossa mente”.

O Centro Integrado de Atendimento Psicossocial da Cassems, que oferece atendimento psicológico e psiquiátrico aos beneficiários fica na São Paulo, número 68 – Bairro São Francisco. O contato da unidade é (67) 3325-9610. (Da assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *