Boto do Araguaia é destaque em reportagem no Jornal da Record
O Jornal da Record divulgou, na quarta-feira passada (17), matéria sobre a espécie Inia araguaiensis, conhecida como Boto do Araguaia. Segundo especialistas locais, o animal se diferenciaria do boto encontrado na bacia do Amazonas e seria endêmico da região do Araguaia. A emissora de TV Record exibe, nesta semana, uma série de reportagens sobre a Serra do Roncador, localizada em Barra do Garças.
Em uma dos episódios da série Segredos da Serra do Roncador, a equipe da Record navega as águas do Araguaia em busca de imagens da espécie. De acordo com o biólogo Dilermando Lima, entrevistado pela Record, estudos moleculares mostraram que o Boto do Araguaia é bem distinto do mamífero aquático encontrado na Amazônia.
“É como se essa espécie aqui estivesse a 2 milhões de anos separados das espécies amazônicas”, destaca Dilermando, que é professor de Ecologia na Universidade Federal de Mato Grosso. (Veja vídeo aqui)
A diferença mencionada por especialistas se manifesta também no comportamento do animal. A reportagem explica que o Boto do Araguaia consegue atravessar bancos de áreas muito rasos, entre outras características.
A espécie é reconhecida nacionalmente como endêmica do Araguaia e distinta das encontradas na Amazônia. A comunidade acadêmica espera agora o mesmo reconhecimento pela União Internacional de Conservação da Natureza.
A série começou a ser exibida na última terça-feira e vai ao ar até sábado. Os episódios podem ser assistidos também no site www.recordtv.r7.com.
(Fonte: Semana7)