Jateí completa 58 anos sendo referência em atenção e qualidade de vida no MS
O município de Jateí completa neste dia 11 de novembro seus 58 anos de independência política e administrativa. A terra prometida vislumbrada por seus pioneiros é uma grande realidade, com o município sendo modelo em serviços públicos e a gestão municipal serve de locomotiva para induzir e atrair novos investimentos, promovendo mais geração de emprego, renda e qualidade de vida à população local.
Nos últimos três anos, Jateí se consolidou como o principal pólo de produção de suínos no MS, sendo hoje o maior produtor do Estado, desbancando verdadeiros gigantes neste setor. Além de atrair milhões de reais em investimentos para a atividade, a suinocultura também alavancou a geração de empregos, com mais de 500 novos postos de trabalho para os jateienses, o que corresponde a mais de 10% de toda a população do município que é de pouco mais de cinco mil pessoas.
Ainda no setor produtivo, Jateí comemora sua condição de celeiro agropecuário com grandes lavouras de extensão de cana, soja e milho, bem como uma expressiva produção de mandioca. A pecuária de Jateí mantém sua posição de importância na economia local, com grande produção de bovinos para abate, tendo também celeiros de reprodução de gado de elite. A bacia leiteira é uma vitrine municipal e se orgulha de manter um laticínio que recebe, processa e comercializa a produção de Jateí para todo Brasil.
Sempre contando com o apoio oficial e tendo na Prefeitura a principal indutora de investimentos, o município de Jateí se consolida de forma definitiva como celeiro de produção agropecuária no Estado.
As autoridades locais se debruçam, agora, na projeção para o futuro, vislumbrando a instalação de um polo industrial, que deve completar o ciclo da produção, que vai da planta e da cria até a comercialização, com a instalação das indústrias de processamento. Além da posição geográfica e produção privilegiadas, Jateí vai buscar atrair novos investimentos por meio de sua política de incentivos para as empresas e produtores.
GESTÃO DE RESULTADOS
No setor público, a Prefeitura de Jateí tem um compromisso de prioridade absoluta de atenção às pessoas. Ao tomar posse para seu quinto mandato como prefeito, em janeiro deste ano, Eraldo Jorge Leite reafirmou o compromisso de sua gestão com a valorização da vida. Marca das administrações de Eraldo, Jateí é exemplo de investimento, trabalho e dedicação na saúde, assistência e promoção social para fortalecer o desenvolvimento humano e a cidadania.
O município também não descuida de sua infraestrutura, mantendo frentes de trabalho na sede e na zona rural para manutenção das vias urbanas e rurais, bem como ações e serviços públicos que contemplam os mais diferentes setores da comunidade. O grande desafio é cuidar de um município que é um dos maiores do Estado em extensão, necessitando inclusive do estabelecimento de parceria com o setor privado para garantir a manutenção de sua malha viária. As estradas, aliás, são vias do transporte e da produção e uma das mais recentes obras desafiadoras da atual administração é estrada dos Dois Bolichos, na divisa com Vicentina, que garante a integração regional e beneficia diretamente os moradores locais em seus deslocamentos.
Outros resultados expressivos da gestão de Eraldo Leite em Jateí são na habitação e no saneamento básico. Em parceria com o governo estadual, foi possível diminuir drasticamente o déficit habitacional no município com a adesão ao programa de lotes urbanizados, dando teto e dignidade para dezenas de famílias jateienses, sendo que novas unidades serão edificadas com o lançamento da segunda etapa do programa.
No saneamento básico, Jateí atinge a invejável de ter mais de 95% de sua população urbana atendida com água tratada, incluindo os núcleos do distrito de Nova Esperança e do assentamento Nova Esperança. O município também caminha pra a universalização do esgotamento sanitário, uma conquista que reflete na saúde e na qualidade vida dos moradores.
A mais recente conquista do povo jaeiense, entregue pelo prefeito Eraldo Jorge Leite, foi o monitoramento da cidade com câmeras. O vídeo monitoramento em Jateí é uma realidade, fruto da obstinação de seu atual gestor, que promoveu o estabelecimento com o Ministério Público e o governo estadual para a implantação do projeto “Cidade Segura”. Foi mais um passo para o município se manter na vanguarda como um dos mais seguros do Estado e do Brasil. “Enquanto Deus me der vida e saúde não descansarei um minuto na luta por uma Jateí cada vez melhor para todos que, como eu, ama morar e viver nesta terra adorada e abençoada”, enfatiza Eraldo, que deve anunciar em breve mais obras ações e obras que vão impulsionar ainda mais o desenvolvimento do município.