Transparência: Maioria absoluta dos beneficiários aprova contas da Cassems
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou, nesta sexta-feira (08), Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas (AGO), referente ao exercício 2021 e Extraordinária (AGE). Para evitar o contágio por Covid-19, o evento que é realizado anualmente e aberto a todos os servidores estaduais que são beneficiários titulares da Caixa dos Servidores, aconteceu em formato 100% online. A prestação de contas foi aprovada por maioria absoluta pelos usuários do plano de saúde, que interagiram virtualmente com a assembleia, com 96,47% de satisfação.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, salienta que o plano de saúde foi afetado pela pandemia de Covid-19, mas manteve o cuidado com as vidas atendidas. “No ano de 2021, as despesas da operadora aumentaram em decorrência da pandemia de Covid-19 e a sinistralidade atingiu o percentual de 79%. As finanças também foram impactadas pelo novo rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Caixa dos Servidores priorizou as vidas dos seus beneficiários, elevou o número de leitos, implementou novas unidades de terapia intensiva (UTI), importou medicamentos, aumentou o número de profissionais e ajudou ativamente o poder público na vacação, para não deixar de atender com qualidade os 213 mil servidores do estado e familiares”.
Ayache explica, também, que a AGO é um dos momentos mais importantes para a Cassems. “A assembleia tem grande relevância para a gestão e os beneficiários, pois é neste evento que prestamos conta de tudo o que se passou durante o ano. Isso nos ajuda a definir as próximas estratégias e trabalhar, sempre, para evoluir da melhor forma. É por isso que somos o maior plano de saúde do estado, com a maior rede hospitalar de Mato Grosso do Sul”.
A AGO é um dos instrumentos de transparência e prestação de contas dos gastos e investimentos da Operadora para os seus beneficiários, conforme explica o presidente do Conselho Fiscal da Cassems, Lucílio Nobre. “A Assembleia Geral demonstra o compromisso da operadora com o servidor do estado, um formato da gestão compartilhada e participativa com todos os beneficiários. A Caixa dos Servidores, durante todo esse período, não aumentou custos na aliquota da conta do servidor e conseguiu vencer essa etapa tão difícil, que foi a pandemia, e continuar trabalhando”.
Para o vice-presidente da Cassems, Alexandre Junior Costa, o que torna a AGO ainda mais importante é a participação ativa dos beneficiários. “Mais uma vez, nossos beneficiários são convocados para assistir a prestação de contas e decidir os rumos da Caixa dos Servidores. Infelizmente, realizamos de maneira 100% virtual, pois ainda estamos em pandemia, mas esperamos ansiosamente que as próximas assembleias sejam presenciais. Esse plano de saúde é do servidor do estado, é ele quem ajuda a construir”.
De acordo com a diretora Financeira da Cassems, Maria Antônia Rodrigues, o período pandêmico foi desafiador para o plano de saúde, que contribuiu para desafogar os leitos de Mato Grosso do Sul, dando a assistência apropriada aos seus mais de 213 mil beneficiários. “Hoje é um dia muito especial, é a nossa 21ª assembleia e, apesar do grande desafio que passamos com a pandemia de Covid-19, seguimos firmes. A Caixa dos Servidores conseguiu conter a demanda da pandemia, cumprir com seus compromissos financeiros e dar um atendimento à altura que os servidores públicos merecem. A pandemia nos afetou muito, mas continuamos trabalhando e seguimos em frente para melhorar mais ainda os nossos serviços”.
O conselheiro Fiscal da Cassems, Ricardo Bueno, afirma que a AGO é uma diretriz prevista no estatuto da Operadora. “Este é o momento em que os conselhos e os gestores prestam contas dos investimentos no plano de saúde para os seus verdadeiros donos, os servidores do estado de Mato Grosso do Sul”.
Durante o evento, foram apresentados o Relatório das Atividades realizadas pela Cassems, no exercício de 2021 e a apresentação dos pareceres da Auditoria Independente e do Conselho Fiscal, também referentes ao exercício 2021. (Da assessoria)