Em Jateí, prefeito mantém tradição de 18 anos e garante peixe na mesa de quem mais precisa
V
Para quem cultua a fé cristã, especialmente os católicos, a Semana Santa é um período sagrado e um dos costumes religiosos é o de não comer carne vermelha na quinta e na sexta-feira. Esta proteína é substituída pelo peixe, um alimento também de grande significado, porque junto com o pão representa o milagre da multiplicação.
Em Jateí, onde a comunidade tem como uma de suas marcas a fé cristã, a tradição da Semana Santa é mantida de forma fiel pela maioria absoluta de seus moradores. O prefeito Eraldo Jorge Leite, que está no seu quinto mandato, promove todos os anos, a entrega de peixes para a população, desde a sua primeira eleição.
Nesta terça e quarta-feira (12 e 13/04), o prefeito jateiense completa 18 anos fazendo a distribuição de peixes na Semana Santa, ato que ele diz fazer com muito amor no coração e fé cristã. “É um momento de muita felicidade em poder ser um instrumento para o bem, reforçando a fé e o amor ao próximo”, expressou Eraldo Leite.
Durante a entrega dos peixes para quem mora na cidade de Jateí nesta terça-feira, o prefeito fez questão de citar que a ação prioriza as famílias de menor poder aquisitivo. “Os peixes estão sendo entregues para as famílias realmente necessitadas, cujo orçamento familiar é muito limitado financeiramente”, observou o Eraldo. Ao todo, foram distribuídas duas toneladas de peixes para as famílias que estão inscritas nos programas sociais do município.
Na manhã de terça-feira os peixes foram entregues para as famílias cadastradas pela Secretaria de Assistência Social nas dependências do salão de festas do Parque da Fogueira, sendo que no período da tarde o alimento foi repassado aos moradores do distrito de Nova Esperança. Nesta quarta-feira, a entrega dos peixes acontece no núcleo urbano do Assentamento Nova Esperança.
O ato de amor e bondade da administração de Jateí foi acompanhado pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal, entres o presidente Edison Paz, secretário Tiquinho e os parlamentares Fernandinho, Nezinho, Robinho e Jeovani. Ao lado da primeira dama Maria Aparecida Neres Leite e da vice-prefeita Cileide, os representantes da população compartilharam momentos de fraternidade e gratidão pelo alimento recebido.
População agradecida – O semblante de quem se fez presente no Parque da Figueira expressava a gratidão pela entrega do alimento tradicional da Semana Santa. “O peixe está muito caro, o que impede a gente comprar. É muito lindo o gesto do prefeito porque ele garante a manutenção de nossa tradição cristã. Eu dou Graças à Deus por isso e por ele”, disse Francisca Rita Gomes, de 58 anos e há mais de 30 morando em Jateí.
A moradora Doraci Ferreira de Barros, de 74 anos, não conteve a emoção de conversa e receber peixes das mãos do prefeito Eraldo. Os dois se emocionaram durante a conversa e Eraldo disse que era um momento muito feliz. “Nosso prefeito Eraldo é um verdadeiro pai para os mais humildes de Jateí e a gente deseja vida longa e muita saúde para ele continuar fazendo o bem e nos acolhendo com amor e bondade”, disse a moradora, que não conteve em dar um abraço em Eraldo. “Eu agradeço a Deus pela sua existência”, enfatizou a moradora antiga de Jateí.
Vídeo: