Trabalhando de forma organizada para promover a reciclagem dos mais diversos materiais descartados pela população. Esta é a missão da Coopercicla de Rondonópolis, cooperativa de catadores de materiais recicláveis que está completando uma década de funcionamento. Responsável pelo recolhimento de toneladas de materiais, o trabalho da cooperativa e seus catadores evitam o descarte no meio ambiente e contribui sobremaneira para uma vida mais sustentável.
Além do valor social e ambiental, o trabalho desenvolvido pela cooperativa ao longo dos anos ajuda gerar renda para dezenas de famílias, que sobrevivem do trabalho de coleta, triagem e separação dos materiais, bem como a prensagem e embalamento para a destinação final, que são as indústrias recicladoras. A Coopercicla recolhe, separa e envia os materiais recolhidos em Rondonópolis para empresas especializadas em reciclagem de Cuiabá e de Campo Grande.
A Coopercicla recebe em torno de 40 toneladas de materiais recicláveis por mês, dando trabalho para 14 famílias no recebimento e preparo para a destinação final. Desde 2011 a cooperativa funciona num barracão cedido pela igreja católica no Jardim das Flores e sua formalização jurídica ocorreu em 2.013. Aliás, o começo de tudo se deu dentro de uma instituição da igreja – a Associação Klobenz do Brasil (Kobra) – por meio de um projeto de educação ambiental com as crianças e que evoluiu para a profissionalização da coleta e encaminhamento de materiais para reciclagem.
A presidente da Cooperativa, Jussineide Correia da Silva, fala com orgulho do trabalho que a Coopercicla realiza, citando também as dificuldades para garantir uma gestão de resultados para os cooperados. Para pagar alguns impostos de valores consideráveis, a diretoria promove ações entre amigos para não desfalcar o caixa da cooperativa. “Além do trabalho sério e determinado, nossa parceria com a comunidade é fundamental para garantir nossa cooperativa em pé e gerando renda para muitas famílias”, observa Jussineide.
Conforme a presidente, os materiais mais rentáveis comercialmente para o mercado da reciclagem é o papel branco, garrafas pet, papelão e o alumínio, além do cobre, que é o de maior valor econômico. Atualmente, a Coopercicla recolhe materiais em 40 locais da cidade de Rondonópolis e tem cerca de 60 empresas que entregam seu material na cooperativa. Jussineide destaca a parceria com os condomínios horizontais Village do Cerrado, do Bosque e Caiçara que ajudam custear combustível para recolhimento dos recicláveis nos conjuntos.
O SELO
Para valorizar as empresas que entregam material, a cooperativa criou o “Selo Amigo do Catador de Rondonópolis”. A iniciativa reconhece e valorizar as empresas que cuidam da gestão de seus resíduos, descartando corretamente e enviando para a cooperativa de catadores, investindo no meio-ambiente e na geração de renda. A certificação tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (ACIR) e é feita a partir de 10 entreguas feitas pelas empresas na cooperativa. O selo é renovado anualmente para as empresas, além de certificar novos parceiros.
EDUCAÇÃO
Além da certificação por meio do selo, a Coopercicla também realiza um trabalho permanente de educação ambiental, por meio de palestras em escolas, universidades e empresas. O trabalho divulga a cooperativa, destaca a importância da reciclagem e ainda fortalece a necessidade da preservação do meio ambiente com ações sustentáveis.
Mais informações sobre o trabalho e como contribuir com a cooperativa de catadores de Rondonópolis pelos telefones
(66) 9996-5495 ou (66) 3425-2902.
Parabéns por esse lindo trabalho.