CAMPO GRANDE ABRE INSCRIÇÕES DE PROCESSO SELETIVO PARA TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou nesta quarta-feira (14) o Edital n. 31/2018, que estabelece a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais /Libras – língua portuguesa, para atuação nos Centros de Educação Infantil e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande.
O Edital objetiva normatizar os procedimentos para o processo seletivo simplificado, por tempo determinado, para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/Libras – língua portuguesa, nos centros de educação infantil e nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino/REME de Campo Grande – MS, mediante necessidade e demanda.
Somente poderão se inscrever no presente processo seletivo simplificado profissionais sem vínculo efetivo com a Rede Municipal de ensino. O edital prevê a oferta de 40 vagas + cadastro reserva, para jornada de 20 horas semanais.
As inscrições serão realizadas somente via internet, a partir das 10 horas do dia 19 de novembro até às 22 horas do dia 20 de novembro de 2018, pelo site http://www.campogrande.ms.gov.br/seges/processoseletivo.
O profissional designado para a função de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa, oferecerá, em caráter complementar e suplementar ao currículo, apoio pedagógico especializado, por meio de metodologias que atendam às necessidades específicas dos alunos com surdez, público-alvo de atuação desse profissional, matriculados em classes de ensino comum das unidades da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.
Entende-se por aluno com surdez aquele que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais e manifesta a própria cultura, principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa.
A presença, em sala de aula e em outros ambientes educacionais, do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS – língua portuguesa é importante para que os alunos com surdez usuários da Língua Brasileira de Sinais/LIBRAS tenham acesso aos conteúdos escolares, com vistas à melhoria do atendimento e ao respeito à diversidade linguística e sociocultural.
Para se inscrever no processo seletivo simplificado de tradutor e intérprete de Libras – língua portuguesa, os profissionais deverão atender aos seguintes requisitos:
a) ser graduado na área da educação com licenciatura plena;
b) possuir especialização lato sensu na área da educação especial ou estar cursando, situação que deverá ser confirmada com declaração da instituição de ensino que comprove pelo menos 50% (cinquenta por cento) de conclusão do curso;
c) no caso de o candidato estar cursando especialização lato sensu na área da educação especial, quando da inscrição, no ato da posse já deverá tê-la concluído;
d) possuir certificação de aprovação no exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras – língua portuguesa, expedido pelo MEC ou a certificação para o uso e ensino da Libras-Prolibras; entre outras.
Quem quiser conferir o Edital, na integra, poderá acessar a edição n. 5.406 do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), disponível no endereço eletrônico http://portal.capital.ms.gov.br/diogrande
(Assessoria)