Jacarés debilitados pela seca do Pantanal são alimentados para travessia em busca de água
Em meio à seca no Pantanal, a Polícia Militar Ambiental (PMA-MS), em conjunto com biólogos e veterinários do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP-MS) alimentaram com 300 kg de carne jacarés que estavam desnutridos por falta de água. A operação aconteceu nessa quarta-feira (27) na região do Abobral e Nhecolânida, no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a PMA, cerca de 250 jacarés foram alimentados. Eles foram encontrados extremamente debilitados e não conseguiam se mover, devido à desnutrição.
A operação de resgates dos animais conta com duas fases: a primeira, na qual foi feito um atendimento emergencial aos jacarés, que estão divididos pelo Pantanal. A segunda fase será de monitoramento.
Na segunda fase, equipes da GRETAP irão observar os animais por vinte dias, com o objetivo de verificar se os jacarés conseguirão, depois de serem alimentados, fazer a travessia das áreas afetadas até uma outra, em que exista água e alimento.
Ainda conforme a PMA, caso esses animais não consigam chegar até uma área de rio, uma força tarefa será montada e eles serão capturados e transportados até um local onde possam obter recursos para a sobrevivência.
Apesar de muitos animais estrarem em condições críticas, nenhum morreu até o momento. (Da redação com G1)