Caminhada e apresentações culturais marcam o Dia da Consciência Negra em Rondonópolis
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, vai ser comemorado em Rondonópolis com uma programação extensa no evento Um olhar negro. Às 8 da manhã vai acontecer um ato público na Praça dos Carreiros que vai reunir praticantes do candomblé, religião originária da cultura africana. O público presente vai tomar café da manhã oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura e partir em caminhada até a Praça Brasil.
O encontro continua com os líderes do candomblé em Rondonópolis em uma grande roda de conversa onde serão tratados temas como a cultura afro-brasileira e trocar experiências sobre as práticas que cada um realiza nos chamados terreiros, os locais onde são realizados os trabalhos espirituais.
No período noturno a programação é retomada, na Praça Bom Jesus do bairro Vila Operária, onde a partir das 19 horas terão início as apresentações da cultura afro-brasileira. Está confirmada o show com o grupo Chocolate Sensual e a participação de dez grupos da cidade que vão apresentar danças afro, além de apresentações de capoeira.
O evento vai conta ainda com uma palestra do líder da cultura afro em Rondonópolis, Ilê Asé Omó Asáwánní que vai falar sobre a cultura afro e suas conquistas no Brasil, as comidas típicas e também sobre a religião do candomblé.
Beleza Negra
O evento Um olhar negro vai abrir espaço também para a escolha da mulher que melhor representa a beleza negra rondonopolitana. As concorrentes vão desfilar para o corpo de jurados e mostrar para a sociedade que, além de atitude, as mulheres negras também uma beleza incomparável.
(Assessoria)