Amamentação é debatida no “Agosto Dourado” com incentivo em nutrir e criar vínculo
As ações do “Agosto Dourado” tiveram início nesta segunda-feira (01), em Dourados. Um Cantinho da Amamentação foi lançado pela Coordenação da Rede de Atenção Materno e Infantil de Dourados da Secretaria Municipal de Saúde, na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Vila Vargas e várias outras ações já estão programadas.
Um momento de amamentação em conjunto está na agenda do mês, bem como debates, palestras e outros.
A intenção é “quebrar o tabu” que ainda existe em alguns ambientes, quanto a amentação.
Durante a inauguração do Cantinho, a profissional Mariana Faria destacou sobre nutrir e criar vínculos, entre mãe e criança na amamentação e destacou também que o leite materno é recomendado como ‘exclusivo’ até os seis meses de idade da criança.
“O aleitamento materno é vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. A iniciativa de estimular essa prática é certamente promover a saúde materna infantil”, destacou.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as mães, a nível global, amamentem exclusivamente os bebês durante os primeiros seis meses de vida com vista a conseguirem um crescimento, desenvolvimento e saúde ideais. Posteriormente, devem receber alimentação complementar adequada e continuar a amamentar até aos dois anos de idade ou mais.
As autoridades de saúde enfatizam ainda que essa nutrição ajuda na prevenção de doenças diversas.
A programação do “Agosto Dourado” será voltada à Promoção do Aleitamento Materno durante todo o mês de agosto e acontecerá em vários locais.. (Assessoria PMD)