Promoção de negócios no território pantaneiro recebe reforço com Centro Sebrae Pantanal

A promoção de negócios e impulsionamento para desenvolver a bioeconomia e inovação no Pantanal recebe engajamento em Corumbá e no território pantaneiro com a inauguração do Centro Sebrae Pantanal. A unidade foi lançada na quarta-feira (31). O prédio fica na avenida Rio Branco, 1180, no bairro Universitário.

A inauguração contou com a presença do presidente do Sistema FIEMS e do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS Sérgio Longen, que, na ocasião, destacou que o Centro Sebrae Pantanal vai contribuir na transformação da região pantaneira. “Essa obra vai marcar um trabalho do Sebrae nessa região. Os apoios que vamos buscar vão fazer a diferença para Corumbá. Muitas ações poderão ser construídas e uma delas que deliberamos hoje é em torno do turismo. O potencial que temos é impressionante. Temos também demandas que estão sendo construídas, como a neutralização do crédito de carbono. E que esse Sebrae seja utilizado pela sociedade”, explicou.

Vice-presidente do CDE do Sebrae/MS e secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck elencou algumas ações que vão ter destaque dentro das atividades do Centro Sebrae Pantanal. “O que está se propondo é uma unidade de referência, que possa discutir sustentabilidade com pequenos empresários. Estamos trazendo um conceito que vai além dos produtos tradicionais, em áreas que envolvem energia, água, crédito de carbono. Precisamos ter aqui uma unidade aberta, um laboratório com as universidades, desenvolver a pecuária sustentável e orgânica e ampliar o número produtores certificados.”

O presidente do Sistema FAEMS e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti ressaltou a interligação do funcionamento do prédio com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, lançado pelo Sebrae no segundo semestre do ano passado e que conta com o apoio de diversas entidades. “31 de agosto de 2022 é um dia histórico para o Sebrae e para o programa Pró Pantanal. Hoje tem a entrega de um local que realmente valoriza o Pantanal. É um centro para estudos e que vai beneficiar totalmente os pantaneiros. O Pantanal, hoje, representa para o Brasil muito mais que uma região, ele representa um bioma. Aparece no mundo inteiro. Temos que tirar proveito disso, respeitando a natureza e os pantaneiros. É uma nova época.”

O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, enfatizou que as problemáticas existentes no bioma podem transformar-se em oportunidades de geração de renda por meio de ações na bioeconomia. “É um prédio novo, onde o Sebrae de Mato Grosso do Sul vem para discutir com as diversas instituições que estão aqui no território, sejam públicas ou privadas, a problemática desse grande espaço. Porque para o Sebrae, o problema representa em uma oportunidade de se pensar um novo negócio e a gente pensa em como a bioeconomia pode gerar renda para as comunidades que vivem nesse imenso Pantanal. Esse é o desafio e que precisa ser feito não sozinho, mas com diversas instituições.”

Ainda participaram do lançamento da unidade os conselheiros do CDE, além de outras autoridades como o vice-almirante Paulo Ferreira, comandante do 6º Distrito Naval de Ladário; General Zanon, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira; Tenente-Coronel Letícia, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Corumbá; bem como representantes dos Bombeiros; da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá; do Sistema FIEMS; do Sindicato do Comércio Varejista de Corumbá; do Instituto Federal de MS; da Embrapa Pantanal; da Justiça Estadual; do Sindicato Rural de Corumbá; do Sistema Fecomércio; do Movimenta Pantanal; de organizações não governamentais e a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França.

Para ocupação do prédio, já no período da tarde desta quarta-feira (31), os empresários Virgínia Ly (Aguapé Ecoturismo), Gabriel Oliveira Freitas (Icterus Ecoturismo e Expedições) e Thayná Cambará Beraldo (Bela Oiá Produções), que atuam no setor de turismo em Corumbá, firmaram convênio com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) e com a Wetlands International, com apoio do Sebrae/MS, para trabalharem na promoção de novos produtos turísticos na região da Serra do Amolar, envolvendo atividades de baixo impacto, como birdwatching e turismo de experiência.

Todos esses novos conceitos e a proposta de inovação ainda foram inseridos no prédio do Centro Sebrae Pantanal a partir de uma remodelação completa de uma unidade tradicional do Sebrae/MS. A decoração dentro dessa nova unidade representa o Pantanal, com desenhos de rios existente no bioma, uso de madeira em diferentes paredes para simbolizar a flora do bioma e ainda uma representação árvore logo no hall de entrada, além de imagens de animais espalhadas por todo o espaço.

Essa estrutura vai dar suporte para as diferentes ações que estão ocorrendo nesse território por meio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal. Esse trabalho amplo é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal que foram atingidos pelos incêndios florestais de 2020 e pela pandemia da covid-19.

Para contemplar a complexidade do programa há apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), do Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Serviço:
Centro Sebrae Pantanal
Endereço: avenida Rio Branco, 1180, bairro Universitário (Corumbá)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Contato: 0800 570 0800

(Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *