Dia da Árvore: Educação ambiental é ação permanente em Jateí
Cuidar do ambiente em que vivemos e lutar por sua preservação é uma lição diária em Jateí, município modelo no Mato Grosso do Sul quando o assunto é educação ambiental. Neste 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore no Brasil, mas as ações em Jateí são permanentes, com atividades e práticas pedagógicas desde a infância.
Em Jateí, a questão do meio ambiente é levada a sério e o município é pioneiro em ações no Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Jateí também tem em sua estrutura administrativa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias (Sítio Escola) é outro orgulho jateiense.
Articulada com as demais secretarias e organismos municipais, a Secretaria de Meio Ambiente promove a educação para a preservação do planeta, investindo principalmente na formação de crianças e jovens. Com programas e projetos, o município de Jateí conscientiza da criança ao idoso sobre os perigos da devastação ambiental, atitude considerada suicida para quem vive no planeta Terra.
Um dos principais projetos permanentes da Prefeitura de Jateí é os “Jovens Protetores da Natureza”, composto majoritariamente por estudantes da rede pública de ensino. Durante todo o ano, são realizadas diversas atividades com vistas a formação para a cidadania e preservação do mundo em que vivemos.
O envolvimento das es colas na ação permanente de educação ambiental é uma prática destacada por Alex Barbosa, secretário municipal de Meio Ambiente. Para ele, a educação é a base de tudo e a formação primária com vistas a preservação da vida no planeta é essencial à sua sustentabilidade.
Alex Barbosa enfatiza a preocupação da gestão municipal para com o tema, ressaltando a visão futurista do prefeito Eraldo Jorge Leite, que investe nesta área desde quando foi eleito a primeira vez. “Ele está no seu quinto mandato e em todos eles a questão do meio ambiente sempre foi prioridade”, lembra o secretário.
A professora Cristiane Pereira Garcia é uma das entusiastas do envolvimento dos estudantes com a questão ambiental. Como educadora infantil, ela programa atividades externas a seus alunos e uma das visitações é o Sitio Ecológico Gerson Pereira Dias (Sitio Escola). “Amamos este lugar, que há muitos anos o visitamos e sempre é uma nova descoberta. Obrigada sempre”, pondera a professora.