Em defesa da vida, Geraldo Resende destaca aniversário do SUS e sua luta pela saúde
O médico Geraldo Resende (foto), ex-secretario de Saúde do MS e candidato a deputado federal, lembra que em setembro o nosso Sistema Unificado de Saúde (SUS) completa 32 anos e atualmente atende cerca de 150 milhões de pacientes espalhados por todo Brasil, desde as grandes capitais aos mais longínquos municípios. Atendimentos básicos, dispensação de medicamentos, imunização da população, cirurgias de baixa e alta complexidade. Todos esses procedimentos são garantidos de maneira integral, universal e gratuita.
De acordo com Geraldo 1567, nos últimos anos, com o enfrentamento da Covid-19, o SUS chancelou sua importância e deixou claro que é um patrimônio brasileiro. Ele entende que o SUS precisa ser fortalecido e aprimorado ainda, mas é um grande orgulho para a nossa nação. Serei o deputado de defesa permanente deste sistema público que salva vidas”, afirma.
Vacina no braço – Neste mês também foi formulado o Programa Nacional de Imunizações (PNI), por determinação do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar as ações de imunizações que se caracterizavam pela descontinuidade, pelo caráter episódico e pela reduzida área de cobertura. Conforme Geraldo, o PNI tem avançado para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças.
“O fortalecimento do SUS e de todos os seus programas, como o PNI, são minha maior bandeira e no Congresso Nacional eu assumo o compromisso de lutar pela valorização dos profissionais de saúde, pela atualização da tabela do SUS e pela otimização das filas de exames e cirurgia. Irei integrar a Bancada da Saúde para assegurar que a saúde pública dos brasileiros não seja deixada de lado”, atesta o candidato.
(Da redação, com assessoria)