A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é uma condição anormal que torna desagradáveis os odores exalados pela boca e pelas narinas. Dependendo das circunstâncias, é possível que o paciente ou pessoas com as quais ele tenha contato relatem o cheiro de fezes na boca.
Antes de seguirmos, é importante explicar que qualquer pessoa pode desenvolver mau hálito. Afinal, a causa nem sempre está relacionada com a má higiene bucal e com a falta de escovação diária. Outros problemas podem ser a origem, como questões gastrointestinais, explica a cirurgiã-dentista Bruna Conde, especialista em halitose.
Tipos de mau-hálito que podemos ter – Na odontologia, existem dois principais tipos de mau-hálito: a halitose clínica e a subclínica. Para diferenciar as duas, é preciso considerar quem pode sentir os odores exalados pela boca e pelas narinas de um paciente.
Ahalitose clínica pode ser identificada por pessoas que convivem com o indivíduo com mau-hálito e pode ser facilmente confirmada em uma consulta ao dentista. Aqui, vale destacar que, raramente, o mau cheiro é percebido pela própria pessoa, devido ao processo de fadiga olfatória.
O segundo tipo é a halitose subclínica, no qual o odor desagradável é sentido apenas pela própria pessoa. Inclusive, alguns pacientes com este tipo de queixa podem sentir um hálito de fezes ou de carniça na boca. No entanto, a causa deve ser sempre investigada e, às vezes, pode ser provocada por alguma alteração olfativa — ou seja, não é real.
“No consultório, temos um aparelho tecnológico capaz de medir e diagnosticar a halitose e distinguir qual a origem do problema”, afirma Conde sobre uma das estratégias para identificar a origem do problema.
A seguir, confira os três problemas que podem, eventualmente, provocar o hálito de fezes na boca:
1. Doença periodontal pode provocar o hálito de fezes na boca