Curso de Logística da Uems promove visita técnica sobre Rila em Porto Murtinho
A primeira turma de acadêmicos do Curso de Tecnologia em Logística da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Unidade de Jardim, sob a coordenação do professor doutor Lúcio Flavio Sunakozawa e monitorado pela acadêmica bolsista Faene Areco Cruz, realizaram no dia 05 de dezembro de 2022, várias visitas técnicas a empresas de logísticas e locais do trajeto da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), ou também, conhecido por Rota Bioceânica ou Corredor Bioceânico, no município de Porto Murtinho (foto).
Todos os procedimentos da logística de exportação fluvial, via Rio Paraguai, foram explicados pelos gestores e técnicos do Terminal Portuário FV Cereais, um dos mais modernos do Brasil e o maior da região, onde haverá o escoamento de um milhão de toneladas já em 2023, com previsão de expansão para os próximos anos.
Segundo o administrador portuário, Genivaldo dos Santos, a empresa ficou muito feliz em receber os acadêmicos do Curso de Tecnologia em Logística, pois sabe que eles poderão atender a demanda de mão de obra e produção crescente na região por conta da Rota Bioceânica. Ele e outros técnicos, por exemplo, vieram de outras regiões do país, diante da carência regional de mão de obra técnica. Hoje o porto exporta soja, milho e açúcar para a Argentina e Uruguai, mas com capacidade de agregar novos produtos, tais como madeira para a fábrica de Concepción e importação de fertilizantes para o estado e até exportações de produtos do país vizinho, como da região do Chaco Paraguaio, onde estão os menonitas que já exportam seus produtos lácteos para o Brasil, Argentina e Europa.
Outro local visitado pelos acadêmicos foi o complexo do terminal logístico do Grupo Vicari, com um arrojado restaurante para receber cerca de 300 pessoas, posto de combustíveis, acoplado com o ETM – Estacionamento de Triagem Mécari em Porto Murtinho, Rodovia BR 267, KM 679, estacionamento para 400 carretas, ainda conta com um projeto futuro para abrigar escritórios e salas para empresas da área, além de um hotel. Segundo o administrador Cristian do grupo logístico, os investimentos que estão sendo realizados na região é uma prova do desenvolvimento que está sendo provocado em Porto Murtinho e demais trechos da Rota, e acredita que, com a conclusão da ponte internacional no Rio Paraguai, os fluxos de veículos, caminhões e pessoas serão muito intensos. (Por Eduarda Rosa, da assessoria – Fotos: Divulgação)