Rubão: “Gladiador do Bem” encerra luta contra câncer e deixa legado em Dourados
O mundo do bem e da bondade perdeu na manhã deste dia 16 de dezembro de 2022 uma de suas referências. Faleceu na manhã desta sexta-feira em Dourados-MS, Rubens Moreira Junior, o simplesmente Rubão. Voluntário das causas sociais, Rubão foi também uma referência nos meios de comunicação, atuando na televisão e jornais impressos, nas funções de cinegrafista, diretor de programação e publicitário.
Rubão partiu 15 dias depois de completar 65 anos, em 30 de novembro e iria fazer 40 anos morando em Dourados, onde chegou em 1983 para ajudar a implantar a primeira emissora de televisão do interior de MS, a TV Caiuás. Após deixar a TV, passou a se dedicar à publicidade e promoção de eventos, sendo o mais importante a Festa do Peixe, que ele idealizou e fez parte do calendário gastronômico e cultural de Dourados.
Além da Festa do Peixe, Rubão também promoveu com sucesso o Remember, evento realizado no Clube Samambaia que resgatou , em 2003, parte da história dos veículos e dos profissionais de comunicação douradenses. Era devoto da doutrina espírita e certamente percorre agora o caminho da luz. Sua vida para o bem o levou também para ser parente na Sociedade Seleta Caritativa e Humanitária (SSCH), entidade referência em beneficência.
Sua morte foi em decorrência de um câncer de próstata, com quem ele lutava há mais de uma década. Nos últimos dias, a doença havia se alastrado também para outros orgãos, principalmente fígado e pâncreas. Ele descobriu a doença pouco depois que sua esposa, Shirley, ser diagnóstica com câncer no cérebro e também veio a falecer.
Rubão deixa três filhos: Rubens Neto, Mariana e Alyani e mais três netos.
Comunicação em luto – A partida de Rubens Moreira Junior comove seu grande círculo de amigos, especialmente os dos meios de comunicação com quem ele conviveu mais. O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados (Sinjorgran), João Carlos Torraca Brandão, destacou seu espírito altruísta. “Se alguém algum dia viu o Rubão de cara fechada, emborrado, macambuzio… Nunca! Cara do bem, alegria em pessoa, mesmo nos dias de dor, de luta contra o mal . Ele nunca se entregou. Foi um guerreiro, um lutador, sofrendo e sorrindo, sendo amor em pessoa… Não dá pra descrever todas as qualidades desse cara. Um beijo no coração de cada um que sente agora a dor da partida”, escreveu o presidente.
Em outra publicação, o jornalista faz uma alusão a vida de Rubão e sua relação com os peixes e a festa que que ele idealizou e o imortalizou como seu promotor.
“Quem dera ser um peixe…
Um peixe! Para enfeitar de corais tua cintura…
Foi assim. Assim será…
Rubens Moreira Junior enfeitou nossos dias, com corais, com canto, com reza, com risos, com histórias e estórias, com ideias e ideais, incentivo e fé. Muita fé. Ele creu sempre que um dia iria nadar no mar da glória de Deus. Não precisava ter ido já. Podia esperar um pouco mais, para fazer com todos nós o natal dos desprovidos e desassistidos. Ele fazia. Sabia fazer. Caridade é sinônimo.
Rubão é peixe! Viverá para sempre… no coração e na memória… na rua, no trabalho, no bar, na praça, na festa, na festa do peixe…
Borbulha, amigo… Sacia os saudosos e pesarosos corações nossos
Compartilhe a sua alegria onde estiver… “