Maria Clara: Escola de Jateí foi recanto do saber e da inclusão para criança surda
A formatura da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil Recanto do Saber foi diferente neste ano em Jateí. A presença de uma estudante deficiente fez toda a diferença e tornou a solenidade de formação num símbolo de vitória de toda uma escola. É que naquele momento a escola estava acabando de formar Maria Clara, uma criança surda, alfabetizada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), com apoio da educação regular e empenho e dedicação de todos os profissionais da unidade de ensino.
A professora Jociane Aparecida Ferreira Pinheiro de Andrade, coordenadora pedagógica da unidade de ensino resumiu numa frase todo o esforço da equipe. “Para nós foi um grande desafio no início, mas assumimos e não desistimos”, afirma orgulhosa do time de profissionais. O mesmo pensamento é compartilhado pela diretora do Recanto do Saber, Maria Raimunda da Silva. “Estamos todos orgulhosos pela missão cumprida”, comemora.
A pequena Maria Clara começou no Pré I vespertino no segundo semestre de 2021 e o pai teve que frequentar a escola mais de meses para ela se adaptar. Depois do processo de adaptação, ela foi evoluindo. “Este ano estava no Pré II com a professora Cristiane como regente , a Rosa como professora apoio, o Renan como professor de Recreação, professor de informática Leocėlio e a professora de Libras, a Rosângela”, citou a coordenadora.
A direção e coordenação destacam que, com essa equipe, ela foi evoluindo a cada dia, com as demais crianças entendendo a sua linguagem. “A escola toda começou a comunicar com ela em Libras, foram adaptados desenhos em Libras nas portas para identificação, enfim, Maria Clara finalizou a Educação Infantil adaptada com toda comunidade escolar”, relatam a diretora Maria Raimunda e coordenadora Cristiane.
Com a formatura da Maria Clara, o Recanto do Saber de Jateí se tornou uma escola bilingue, usando o método tradicional e o de Libras para a alfabetização da criança no mesmo espaço escolar. “Ela está saindo de nossa escola entendendo o básico para enfrentar os desafios seguintes”, afirmam as educadoras.
Vídeo: