Cassems realiza roda de conversa com jovens aprendizes sobre saúde do adolescente

Os colaboradores do programa “Jovem Aprendiz” da Cassems (foto), de promoção ao primeiro emprego, participaram de uma roda de conversa quinta-feira passada (19) sobre temas como uso de substâncias psicoativas, sexualidade, gestação na adolescência, dentre outros temas pertinentes da adolescência. A ação faz parte do programa “Pode Crê”, de atenção à saúde do adolescente. Na programação, os jovens funcionários puderam dialogar e tirar dúvidas com psicólogos, educadores físicos e médicos.

Para Guilherme Lima, jovem aprendiz da Cassems, a atividade foi importante para o acolhimento dos jovens aprendizes. “Eu me senti bem recebido pelos profissionais de saúde. Gostei muito do diálogo, quero participar da roda de conversa nas próximas oportunidades que tivermos”.

Conforme explica a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, a saúde mental e física estão interligadas. “A Caixa dos Servidores tem o programa ‘Pode Crê’, de atenção à saúde do adolescente. Temos uma rede de profissionais preparados para cuidar do bem-estar do corpo e da mente do beneficiário, queremos que nossos colaboradores tenham acesso a isso”.

A psicóloga que atua na Cassems, Lia Rodrigues, salienta que o objetivo da roda de conversa foi deixar os jovens à vontade para se expressarem. “Aqui, eles podem tirar dúvidas em relação à ansiedade, como lidam com isso, se entendem como funciona no corpo. A minha fala é para explicar como funciona a ansiedade dentro do corpo. É uma fala explicativa, tranquila e didática”.

Para o coordenador de Educação Física da Cassems, Nakal Laurenço, a ação foi importante para, com atividades físicas, dialogar sobre o trabalho em equipe. “Fizemos uma série de dinâmicas com os jovens aprendizes, ao falar sobre ansiedade e como os exercícios podem ajudar para que os jovens lidem com isso”.

De acordo com o médico da família Antonio de Almeida Neto, o uso de substâncias psicoativas e os seus efeitos no corpo foi um dos temas abordados na atividade. “Durante a adolescência, muitas coisas podem acarretar o consumo de substâncias psicoativas e o jovem deve ter acesso à informação para fazer escolhas com consciência. Vamos ajudá-los em relação à prevenção”.

O psicólogo da Cassems, Emanuel Duim, salienta que a atividade foi importante para trabalhar o aspecto psicológico da mente de um adolescente. “Trabalhamos as expectativas, ansiedades e frustrações, então, foram abordados temas como ansiedade, frustração, medo, anseios e expectativas e como podemos, com todo esse aparato de estruturas, desenvolver um bom ano de trabalho”.

Conforme explica a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, a saúde mental e física estão interligadas. “A Caixa dos Servidores tem o programa ‘Pode Crê’, de atenção à saúde do adolescente. Temos uma rede de profissionais preparados para cuidar do bem-estar do corpo e da mente do beneficiário, queremos que nossos colaboradores tenham acesso a isso”.  (Da assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *