Dona Laura: Câmara de Rondonópolis faz homenagem à mulher símbolo de amor e luta
Com 83 anos de idade, sendo 50 deles morando e trabalhando em Rondonópolis, Laura Macedo do Nascimento foi homenageada neste mês da mulher pela Câmara de Vereadores. Por iniciativa do vereador Dr. Jonas Rodrigues, o Poder Legislativo concedeu a medalha Rosa Boróro, honraria que distingue mulheres que são personalidades no município.
Ao homenagear dona Laura, o vereador destacou a trajetória de uma vida toda, voltada para seu compromisso com a família e trabalho, sempre pautada em admiráveis valores éticos, morais e sociais. Dr. Jonas enfatizou ainda o estilo guerreiro da homenageada que, ao perdeu seu companheiro de vida, assumiu com determinação a função de comandar e encaminhar a família.
A homenageada trabalhou 22 anos como merendeira na Escola Sagrado Coração de Jesus, sendo chamada por todos como “Tia Laura”, em função do amor que preparava os alimentos e a bondade com os alunos e toda comunidade escolar. Seu comportamento serviu também como referência para outras pessoas que ali ingressavam e reconheciam seu esforço e dedicação.
Dr. Jonas observa que, enquanto trabalhou na escola, todos os dias “Tia Laura” temperava, adoçava e dava energia à vida daqueles que buscavam aprender, colocando em cada prato o mais valioso ingrediente: o amor. “Para a sociedade, um exemplo de cidadã, que soube exercer seu papel com dignidade e solidariedade para com todos do seu convívio. É por esta trajetória que ela é merecedora dessa grande honraria, que é a medalha Rosa Boróro”, afirmou o vereador.
Hoje com 83 anos de idade, dona Laura cumpriu seu papel de mãe, avó e bisavó com muita determinação e é um exemplo a ser seguido, pois é uma mulher que nunca mediu esforços para ver a família unida e aos seus cuidados. Para a família, dona Laura representa seu esteio, motivo de orgulho, alegria e gratidão em poder contar com sua presença, ensinamentos e sabedoria de vida. Os familiares citam também que dona Laura sempre foi uma pessoa sempre disposta a ajudar o próximo.
Nascida em 22 de fevereiro de 1940 na cidade de Senador Pompeu no interior do Ceará, Laura Macedo do Nascimento casou em 1956 com Joaquim Ferreira do Nascimento. Recém-casados, deixaram o Nordeste e se mudaram para um sítio no município de Poxoréu, trazendo apenas as bagagens e o sonho de construir uma família e ter uma vida melhor. Laura e Joaquim tiveram 16 filhos, sendo que, em 1973, vieram para Rondonópolis para que os filhos estudassem.
Dona Laura é avó de 22 netos e também tem 20 bisnetos.