19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu será lançado hoje pelo Sesc, em Cuiabá
A ‘Feira Cultural e Gastronômica – Bulixo’ realizada no Sesc Arsenal, em Cuiabá, ganha os sons da viola caipira, nesta quinta-feira (13), às 18h. O ‘Bulixo’ será palco do lançamento do ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’, promovido entre os dias 28 e 30 de abril na cidade pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, Prefeitura Municipal de Poxoréu e Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox).
“O evento faz parte da agenda cultural dos artistas brasileiros que compõem o estilo musical e, devido a sua importância para o cenário regional e nacional, o Sistema Fecomércio-MT investe na sua realização, apoiando na organização e ampliando o diálogo histórico sobre a viola caipira, por meio da produção de um livro e um documentário”, destaca o presidente da instituição, José Wenceslau de Souza Júnior.
O longa ‘Sistema Fecomércio-MT apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira’, com duração de 1h38min, será exibido às 18h, no teatro do prédio histórico. A obra audiovisual viaja pelas origens portuguesas do instrumento, sua construção rítmica e o acolhimento pelos brasileiros, principalmente, aqueles residentes de municípios no interior do país.
Os visitantes do Arsenal também são convidados a seguirem para o jardim onde haverá a apresentação de Sandro Dhiacanga e Banda, a partir das 19h. O violeiro Dhiacanga é cantor e compositor, seu repertório transita entre o modões sertanejos raiz ao moderno, além de canções countries. “O espetáculo será uma oportunidade para o público obter uma prévia da experiência que é possível vivenciar em Poxoréu durante o ‘Encontro de Violeiros’, um evento singular que traz nomes com grande importância histórica e contribuição para popularizar o conhecimento sobre a viola caipira”, ressalta o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.
Encontro em Poxoréu – O ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ contará com grandes atrações nacionais, como Gino e Geno, Jads e Jadson, George Henrique e Rodrigo. Já na concha acústica, ganham o palco Pâmella Viola e Karoline, Cleiton Torres e Juliana Andrade, Aurélio Miranda, Mococa e Paraíso, Zé Mulato e Cassiano, entre outros nomes consagrados na moda de viola.
(Da assessoria)