Para formar frente progressista, PV de Rondonópolis antecipa apoio à pré-candidato do PSB
As principais lideranças do Partido Verde (PV) em Rondonópolis querem manter a unidade das forças progressistas nas eleições do ano que vem e vão defender o apoio ao candidato apresentado pelo grupo do prefeito José Carlos do Pátio (PSB). O assunto foi discutido na terça-feira (02) em uma plenária que avaliou também a conjuntura nacional e propostas que o PV pretende ver implementadas no âmbito municipal.
Além das lideranças da legenda a plenária contou também com convidados de outros partidos, entre elas o próprio prefeito e o presidente do diretório municipal do PSB, Paulo José Correia (ao microfone na foto em destaque), cotado para suceder Pátio na Prefeitura. A avaliação majoritária é pela ampliação da aliança formada em 2020, agregando também partidos que integram a base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O cenário exige que mantenhamos a unidade buscando um governo popular, inclusivo, com olhar social aos que mais precisam, que é o perfil da gestão do Zé Carlos. Ele tem feito muita coisa para atender as necessidades da população”, disse o presidente do PV, Juca Lemos, destacando a ampliação no número de escolas, creches, áreas de lazer, unidades de saúde e também investimentos na área ambiental no município.
Entre os projetos apresentados pelo PV para a gestão municipal estão a transformação do Procon em uma Fundação, a introdução do orçamento participativo, o aprimoramento da coleta seletiva com a implantação de uma usina de reciclagem e compostagem, um programa permanente de atividades ambientais, esportivas e culturais para crianças e adultos e também a realização de um estudo visando a criação do Lago Arareau – que foi proposto pelo ambientalista Roberto Feltrin, liderança do PV e uma das vítimas da Covid 19 em Rondonópolis.
A expectativa é de que parte dessas propostas comecem a ser implementadas ainda nesta gestão e integrem o plano de governo o candidato a prefeito no ano que vem. Juca explicou que a posição do PV será levada também para discussão dentro da Federação Brasil da Esperança, formada pela legenda e também pelo PT e pelo PC do B.
“Dentro da Federação temos também quem defenda outros caminhos, mas buscaremos ao máximo que seja mantida a coligação para apoio da candidatura indicada pelo prefeito José Carlos. Nós e também o PC do B estivemos na aliança desde 2020 e não queremos dividir. Em Rondonópolis a situação é um pouco diferente do plano nacional, mas há uma elite que há algum tempo tenta se apoderar da Prefeitura e precisamos estar unidos”, destacou.
Citado por várias lideranças como o nome mais viável para liderar as forças democráticas na eleição municipal, Paulo José Correia agradeceu as manifestações e reforçou o apelo pela unidade.
“Temos o mesmo perfil e a nossa sobrevivência como força política depende dessa união. Indiferente de quem for o candidato ou de partidos, o nosso objetivo é manter a cidade neste caminho que alia desenvolvimento econômico e inclusão social. Penso que é um debate legítimo e que estamos dando uma lição de democracia ao discutir a sucessão municipal de forma aberta, com a participação das bases e em torno de projetos para o município. Estou pronto para dar minha contribuição. Rondonópolis não pode parar”, disse Paulo José.
(Por Eduardo Ramos, da assessoria)