Jornalistas da Grande Dourados em processo de eleição em seu sindicato
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) publicou edital para renovação da Diretoria, Conselho Fiscal, Comissão de Sindicância e delegados à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A convocação de assembleia geral ordinária foi publicada na sexta-feira (19/05). O período de inscrição de chapas é de 5 dias. Essa deve indicar 20 membros, sendo sete na diretoria (presidente, vice, primeiro secretário, segundo secretário, tesoureiro, diretor de assistência social e diretor cultural e recreativo); conselho fiscal formado por três titulares e três suplentes; comissão de sindicância formada por três membros; delegação à Federação Nacional dos Jornalistas composta por dois titulares e dois suplentes.
Historicamente, tem havido consenso em torno da formação da chapa e o processo tem sido definido por aclamação. Os interessados em concorrer ao pleito têm das 9h às 16h, de 19 a 24 de maio, para fazer o registro da chapa na sede do sindicato, localizada na avenida Joaquim Teixeira Alves, 1985, sala 07, no Centro de Dourados.
A assembleia de eleição será em 22 de junho, às 19h, e para participar os filiados devem estar quites com a tesouraria até dez dias antes das eleições e ter mais de seis meses de inscrição no quadro social do Sindicato. Além disso, vale lembrar que jornalistas que estão na situação de empregadores (pessoa jurídica) não possuem direito de voto em assembleia.
Candidatos – O candidato a ocupar qualquer um dos cargos precisa estar em dia com seus direitos estatutários, estar filiado a pelo menos seis meses e preencher as demais condições de elegibilidade do estatuto, que pode ser acessado em: https://sinjorgranms.files.wordpress.com/2011/09/estatuto-dos-jornalistas-2008.pdf.
A documentação necessária para a candidatura é: requerimento assinado pelo candidato e endereçado ao atual presidente, João Carlos Torraca Brandão (foto); fichas de qualificação dos candidatos em duas vias assinadas; cópia das Carteiras de Trabalho e Previdência Social (páginas de identificação, de registro profissional e de contrato de trabalho); documento que comprove tempo de exercício da profissão ou atividade, vinculada a categoria profissional, na Base Territorial do Sindicato e comprovante de residência. A ficha de qualificação está disponível em: https://sinjorgranms.wordpress.com/2020/05/21/ficha-de-qualificacao-do-candidato/.
A nova diretoria precisa ter renovação de 50% dos membros. Entre os filiados que não podem concorrer estão: os aposentados, a menos que tenham retornado ao exercício profissional há mais de dois anos da data da eleição; os desempregados; os empregadores (pessoa jurídica) e os associados com menos de 90 dias de exercício profissional.
Sinjorgran – Fundado em 9 de dezembro de 1989, a jurisdição do Sinjorgran é sobre 25 municípios localizados mais ao sul de MS: Dourados, Itaporã, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Maracaju, Caarapó, Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Naviraí, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Deodápolis, Iguatemi, Nova Andradina, Ivinhema, Glória de Dourados, Angélica, Tacuru, Paranhos, Sete Quedas, Coronel Sapucaia e Bataiporã.