Mandalas e meditação reduzem estresse, afirma especialista
Não é segredo que o cotidiano dos dias de hoje favorece o aumento do estresse. Prazos para cumprir, metas no trabalho, excesso de informação e o grande uso de telas apenas contribuem para a sensação de cansaço físico e mental. Mas é possível treinar a mente para acalmar os pensamentos e aumentar o estado de presença e bem-estar.
No sábado (27), um evento online chamado “Vivência Intensiva Antiestresse” pretende mostrar como a mindfulness, um método de meditação laica, unida com a arte de desenhar mandalas é uma boa forma de reduzir a ansiedade. Em 4h, os participantes vão aprender noções gerais de meditação e de desenho terapêutico para poderem usar sempre que a correria do dia-a-dia criar a necessidade de um pouco mais de calma.
“Construímos uma programação para pessoas em geral. Não precisa ser meditante experiente ou ter dons artísticos. Todas as atividades são acessíveis e podem ser repetidas quando a pessoa sentir que o nível de agitação, nervoso ou ansiedade aumentar”, explica Katya Stübing.
Com mais de 30 anos de experiência em meditação, Katya é uma das instrutoras da vivência. Com mestrado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Universidade de São Paulo (Usp), ela é responsável pelo curso de Fundamental em Mindfulness do IPq, um dos pioneiros do País na formação de instrutores.
“Os dados oficiais mostram que no Brasil existem mais de 18 milhões de pessoas com ansiedade. Mas ao colocar noções básicas de mindfulness em prática, há um alívio rápido. Quando se adiciona o poder terapêutico das mandalas, esse efeito é ampliado e é isso que queremos compartilhar”, observa.
Os benefícios da mindfulness na saúde mental são reconhecidos cientificamente. Estudos recentes a classificam como equivalente a antidepressivos e ansiolíticos (Archives General Psychiatry, 2010; Jama Psychiatry, 2022).
Além de Katya, Adriana Splendore, psicoterapeuta e coordenadora da Formação Integrativa em Mandalas Terapêuticas da USP, participa da vivência facilitando as atividades com a confecção de mandalas. Seu trabalho com mandalas terapêuticas no IPq foi premiado no Simpósio Internacional de Bem-Estar do Hospital Albert Einstein.
A vivência será realizada pela plataforma Zoom e é aberta a pessoas de todo o Brasil. Começa às 9h e vai até às 13h (horário de São Paulo). As inscrições podem ser feitas pelo Sympla no https://bit.ly/Mandalas02 e o valor pode ser dividido em até 12 vezes.
(Da assessoria)