Câmara de vereadores abre o debate sobre mudanças no trânsito de Rondonópolis
O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Júnior Mendonça (PT), pretende envolver toda a sociedade civil organizada e população em geral numa discussão ampla sobre as mudanças em andamento provocando alterações preocupantes na logística das principais vias de fluxo no trânsito da cidade.
Desde a semana passada que a Rua Dom Pedro II, na área central, vem recebendo nova sinalização indicando faixas exclusivas para a circulação de ônibus do transporte coletivo municipal em horários específicos, além de ciclofaixas.
Tais medidas, de acordo com representantes de entidades de classe ligadas ao setor comercial e empresarial da cidade, além de vários outros empresários, vão provocar um retrocesso no desenvolvimento sócio econômico do setor.
Ainda na semana passada, representantes destas entidades como Associação Comercial Industrial de Rondonópolis (ACIR) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), através de seus representantes legais, Marchiane Fritzen e Thiago Sperança, respectivamente, e dezenas de outros empresários locais, procuraram pela Câmara de vereadores, através do presidente Júnior Mendonça, para pedir apoio quanto a possível alteração nas mudanças aplicadas pela prefeitura municipal.
Assim como os dirigentes lojistas afirmam não terem sido consultados ou participado da discussão sobre as alterações no trânsito, a Casa de Leis também entende que tais medidas deveriam passar não apenas pela discussão no Parlamento, como também, e principalmente, envolvendo toda comunidade.
A proposta da Câmara de Vereadores de Rondonópolis é exatamente assumir o protagonismo dessa situação, oportunizando uma ampla discussão com a comunidade e entidades representativas, buscando alternativas para que o comércio e também os trabalhadores deste setor não sejam prejudicados com as mudanças aplicadas pelo executivo.
A Audiência Pública para discutir a implantação dos corredores de ônibus e ciclofaixas na área central de Rondonópolis vai acontecer nesta terça-feira (06), no auditório da Câmara Municipal.
Ainda na tarde desta segunda-feira (05), o presidente Júnior Mendonça entregou em mãos o convite a presidente da ACIR, Marchiane Fritzen e ao presidente do CDL Thiago Sperança.
“Nossa proposta é ampliar o campo das ideias, participar das tomadas de decisões. Afinal, toda medida que afete a coletividade deve ser amplamente discutida, analisada de forma criteriosa e técnica, e sobretudo, analisados os impactos”, externou Júnior Mendonça.
(Da assessoria)