Jateí está entre as 200 melhores cidades do Brasil no índice de desenvolvimento sustentável
O município de Jateí é uma das cidades brasileiras bem posicionadas quando o assunto é desenvolvimento com sustentabilidade. Jateí ocupa a posição 183 entre os 5.570 municípios brasileiros, segundo o relatório IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), lançado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.
Em comparação a região da Grande Dourados, a posição de Jateí é de destaque, já que Dourados aparece na posição 1.036, Itaporã na 3.258, Fátima do Sul em 1.039, Vicentina 870, Glória de Dourados em 2.483 e Deodápolis na posição 1.660 entre os 5.570 entes federados. O IDSC-BR permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável.
O Brasil é um dos signatários da Agenda 2030, sendo que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
De acordo com a assessoria do prefeito Eraldo Jorge Leite, a excelente colocação de Jateí no conjuntos dos municípios brasileiros é fruto de políticas públicas eficazes. Com uma visão humanista, a gestão tem como foco principal o trabalho de valorização da vida e das pessoas. Este compromisso faz com que a Prefeitura promova um atendimento integral de atenção permanente de seus habitantes.
O (IDSC – BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis, no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.
O relatório de sustentabilidade das cidades brasileiras pode ser acessado aqui