Governo vai montar grupo de trabalho para debater os objetivos sustentáveis da ONU para 2030
O Governo do Estado, por meio da Segem (Secretaria Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo) promoveu uma reunião de trabalho sobre a agenda dos 17 objetivos sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas). Foi definido que será montado um grupo de trabalho em relação ao tema e um levantamento das ações que já foram desenvolvidas para o cumprimento das metas no Mato Grosso do Sul.
“Conversamos hoje sobre a formação de um grupo estadual de políticas de sustentabilidade de acordo com os 17 objetivos sustentáveis da ONU. Demos alguns encaminhamentos importantes, como a formatação de um decreto, a formalização do grupo que vai discutir isto e da estruturação da governança desta agenda”, afirmou Thaner Nogueira, secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo.
Ele destacou que esta ação do Estado em cumprir estas metas da ONU vai abrir caminhos importantes, inclusive permitindo ter acesso a mais recursos. “Vamos nos consolidar como uma liderança na pauta sustentável. Um caminho que vai nos dar muitas vantagens e oportunidades. O grupo vai ser formado por instituições muito fortes e sérias do Estado”, completou.
Será feito um levantamento junto as instituições públicas e da sociedade civil para elencar que ações já estão sendo desenvolvidas no âmbito do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que faz parte da Agenda 2030 da ONU. O objetivo é fomentar que está sendo feito e assim elaborar um relatório geral de conjuntos, ações e indicadores.
“Estamos reunidos na sede da Governadoria para falarmos sobre a Agenda que está pautando os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, já é algo consolidado e atrelado a 193 signatários, inclusive o Brasil. Mato Grosso do Sul está atento a toda esta questão. O Estado pode ser o pioneiro a formalizar a sua comissão estadual para discussões e encaminhamentos sobre o tema”, avaliou Marcos Rocha Martins Silva, coordenador estadual do Movimento Nacional ODS.
Participaram da reunião representantes da Fundect, SED, Sejusp, Assomasul, Cassems, Segem/Segov, Sead, Semadesc, Senar/Famasul, Fiems, Energisa e Caixa Econômica Federal.
(Da assessoria)