Chuvas de março: “Tragédia das Águas” em Cuiabá, de 1.974, será relembrada em livro

Escritor Antonio Soares Gomes

A Casa Cuiabana vai sediar mais um importante evento literário. Desta vez é o lançamento do livro Chuvas de Março, do escritor Antonio Gomes, no dia 27 de setembro, a partir das 19h. Em Chuvas de Março, o escritor se aventura a uma tarefa desafiadora, que é contar em detalhes a tragédia que se abateu sobre a população cuiabana atingida pela enchente de 1974.

O relato dá conta de que o autor não se prendeu tão somente aos dias de tragédia e de medo causados pela enchente, mas trilhou um longo caminho de aproximadamente 255 anos, desde a fundação de Cuiabá em 1719, até os dias de transbordamento do rio Cuiabá e seus afluentes em março de 1974.

O autor se preocupou em contextualizar sua obra ao longo do tempo com riqueza de detalhes. Chuvas de Março é uma grande reportagem, daquelas que a gente começa a ler e não consegue parar enquanto não chegar ao fim.

O livro –  Chuvas de Março relata a partir da história das águas, rios e enchentes cenas da paisagem urbana de Cuiabá, dialogando com fontes documentais, recortes de jornais e suas próprias memórias. Há nas páginas dessa obra o relato das aventuras e desventuras dos bandeirantes, a descoberta das minas de ouro, os processos de ocupação às margens dos rios Cuiabá e Coxipó, as transformações do espaço urbano ao longo dos tempos e os eventos das enchentes que marcaram a vida da população local como as de 1974.

A narrativa das enchentes de março ganha especial destaque na escrita do autor, esmiuçando detalhes desse evento sempre lembrado, especialmente daqueles que moram nas regiões próximas às margens do rio Cuiabá. É uma leitura muito bem-vinda e que irá, com certeza, trazer outro olhar para as histórias do urbano e do cotidiano de nossa querida Cuiabá sempre lembrada em verso, conto e prosa.

Sobre o autor – Antônio Soares Gomes, nascido na cidade de Poxoréu, Mato Grosso, começou a tomar gosto pelas palavras e pela leitura seguindo os passos de sua mãe Dona Doca, uma boa contadora de histórias e causos. Uma voraz leitora dos romances da época que deixou seu legado ao seu filho caçula. Já alfabetizado, Antônio passou a ensinar outros vizinhos a ler e a escrever. Concluindo os estudos em sua cidade natal, mudou-se para Cuiabá para ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso, onde cursou Ciências Econômicas.

Anos depois, como professor substituto dessa mesma universidade, teve a oportunidade de lecionar em diversos cursos no Campus de Cuiabá. Ele também ministrou aulas na Universidade de Cuiabá e em outras faculdades. No interior do Estado, levou seus ensinamentos a outras faculdades como o Centro Universitário Vale do Araguaia, na cidade de Barra do Garças. E, nessa mesma cidade, ainda dirigiu por oito anos o Centro de Educação Profissional e Tecnológica – Ceprotec e, posteriormente, Secitec, da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologias de Mato Grosso.

Antes dessas atividades o autor já havia se dedicado às aulas no ensino fundamental e médio das escolas estaduais em Cuiabá e até tornou-se diretor de uma delas, na Escola Padre Ernesto Camilo Barreto. Concluindo o curso de Completação em Pedagogia, habilitou-se plenamente ao magistério e iniciou um mestrado em História para, posteriormente, concluir especialização em Comportamento Humano nas Organizações.

Fora da vida acadêmica trabalhou na iniciativa privada como colaborador e posteriormente na condição de empresário do ramo de papelaria. Ainda insatisfeito com tudo isso, dedicou a escrever e a publicar seus livros que, até o momento, contam sete títulos.

O primeiro um livro de poesias “Retrato do Cotidiano”, que a esse logo se seguiu o segundo, um conto: “Defunto Presunçoso”. O terceiro livro foi dedicado ao público infanto juvenil cujo título é “Crescendo com as Letras”. Volta à poesia no seu quarto livro “Impurezas do Espelho”. O quinto livro é resultado de pesquisa realizada na pós-graduação e aborda o tema do alcoolismo e outras drogas sob o título: “Do Lodo à Fina Flor – das profundezas do alcoolismo e das drogas à beleza do lírio: uma trajetória possível”. No sexto livro o autor retoma o conto e a poesia em “Percepções do Imaginário – prosa e verso”. Agora, o seu sétimo livro: “Chuvas de Março”, uma saga que precisa ser lida e contada.

Serviço: 

Lançamento do livro Águas de Março

Local: Casa Cuiabana – avenida General Valle, 181, bairro Bandeirantes, em Cuiabá

Horário: 19h:30

Data: 27 de setembro/2023

 

Informação: 65 99629 6263

 

(Da assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *