Em Jateí, sítio ecológico faz escola para a preservação e é destacado por professora
Neste 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Mais do que celebrar a data, o município de Jateí ensina a plantar e conservar a flora e a fauna para a manutenção do planeta. A base para este ensino é o Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, referência da educação ambiental permanente, que mostra todos os dias que as árvores e outros elementos da natureza são essenciais para oxigenar a vida, ajudando produzir o ar que respiramos.
O Sítio Ecológico recebe desde alunos da educação infantil até acadêmicos e professores universitários, se constituindo num centro de pesquisa e ensino de toda uma região. Além de manutenção do espaço, a Prefeitura de Jateí tem sua estrutura administrativa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, compromisso da gestão com a causa da sobrevivência humana na terra.
O prefeito Eraldo Jorge Leite sempre visita o espaço e, no ano passado, promoveu a construção de dependências físicas para guarda permanente do local. O secretário de Meio Ambiente, Alex Barbosa, faz questão de destacar o compromisso de Eraldo com a causa ambiental, citando sua determinação em apoiar e fortalecer o trabalho em Jateí.
Fazendo escola – A professora Elza Augusta Nogueira da Silva destaca a importância de se ter um parque ecológico, que proteger o ecossistema no qual este se desenvolve, servindo também para o lazer e conhecimento. “Além de incentivar atividades de pesquisa, monitoramento e educação ambiental, os parques ecológicos também estimulam atividades de lazer e recreação da população em contato harmônico com a natureza”, comenta a professora.
Conforme ela, o parque ecológico de Jateí desenvolve um cuidado especial para a preservação, bem como permite o desenvolvimento de diversas investigações e estudos de carácter científico, realizado por alunos não só do município como de outros vizinhos. “Essa prática, por conseguinte, ajuda a gerar e acrescentar aos nossos alunos, entre outros, conhecimentos valiosos sobre animais, plantas e os restantes integrantes do ecossistema. Nosso reconhecimento vai com satisfação aos colaboradores que têm se dedicado à manutenção desse local de expressiva importância de conhecimento na prática escolar”, pondera.
Elza Augusta faz questão de citar ainda o empenho do prefeito Eraldo no fortalecimento do espaço, enfatizando sua vontade política e administrativa para com a questão do meio ambiente.