Fotógrafo César Augusto, de Rondonópolis, lança livro em Cuiabá que retrata Pantanal para o mundo

O fotógrafo e escritor rondonopolitano Cesar Augusto (foto em destaque) lançará o livro “Pantanal – Um bioma exuberante”, na próxima sexta-feira, dia 06 de outubro , em Cuiabá. O horário é a partir das 9h e o local será a Galeria Lava Pés, localizada na sede da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).

O livro foi impresso em quatro idiomas – português, espanhol, inglês e alemão -, em 180 páginas  e com 181 imagens  escolhidas entre mais de nove mil fotografias. A obra será apresentada nas formas impressa, digital e audiolivro, para documentar para a posteridade e publicitar o Pantanal na sua mais bela forma, mas também, a intervenção humana que o degrada de todas as maneiras.
Conforme o editor Hermélio Silva, a obra conta as mesmas qualidades de publicações europeias, em papel couchê 170 gramas, totalmente colorido e acabamento com arte. “Será um relevante registro histórico, ambiental, artístico, fotográfico, material, imaterial, publicitário e humanístico, de uma pauta mundial, atualizadíssima”, destaca Hermélio..
A editoria ficou a cargo da E. O. S. Editora, com apresentação é do deputado estadual Orandir “Nininho”. O parlamentar descreve que o projeto ‘Pantanal – Um bioma exuberante’ é resultado de anos de trabalho e paixão pela fotografia e pelo meio ambiente. “Cesar Augusto é um fotógrafo comprometido com a conservação do Pantanal e do meio ambiente em geral, e este livro é uma forma de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação deste patrimônio natural”, observa.

Para o presidente da Cáritas Diocesana de Rondonópolis, Manoel Messias Macedo, o livro tem o objetivo de propagar a cultura, valorizando a literatura, a fotografia, o patrimônio material e imaterial, e a integração de várias artes. “Apoiamos o trabalho deste jovem fotógrafo, que registra o Pantanal numa ótica visionária, convidando a todos para abraçar a causa ambiental e a proteger o nosso maior bioma”, afirma o presidente.
A obra foi enriquecida com textos de Antutérpio Dias Pereira, professor doutor em História Cultural, e por Edineusa Cristina Silva, mestra em Educação, que falaram sobre “O homem pantaneiro”. A professora doutora Jocenaide M. R. Silva, professora da Universidade Federal de Rondonópolis dissertou sobre o “Cururu”.

O texto “Pantanal” no livro de César Augusto é escrito por  Gustavo Gabriele de Gaspari, mestre em Ecologia e Evolução e biólogo responsável pelo monitoramento das onças-pintadas da região do Porto Jofre, no Mato Grosso. Ele descreve que, entre entre os animais que habitam as planícies pantaneiras, o que mais atrai a atenção dos turistas é a icônica onça-pintada (Panthera onca), maior felino das Américas e de beleza única.
Segundo o autor, a obra pretende contribuir para o registro do Pantanal para a eternidade, com imagens do santuário ecológico do estado de Mato Grosso, desde a Baia de Chacororé, até os movimentos de uma onça pintada no seu habitat, mostrando também o pantaneiro conhecedor do mais exuberante bioma brasileiro, até os jacarés tomando banho de sol, focando ainda o arrebol até as aves nos seus voos e poses indescritíveis. “Um livro rico em fotografias icônicas, em incontáveis cliques, com miragens e prismas de um olhar fotográfico, de muita paixão que eu tenho pelo Pantanal”, enfatiza Cesar Augusto.
A obra tem triagem de mil exemplares, mas a publicação está também na plataforma digital e audiolivro. O fotógrafo e agora escritor espera alcançar leitores e admiradores do Pantanal, no Brasil e no mundo, uma vez que terá distribuição gratuita, venda a preço popular, e não tem desejo de obter vantagem financeira, apenas publicitária. O lançamento em Rondonópolis está previsto para a próxima semana, no auditório da Prefeitura Municipal.

Os recursos para edição e impressão da obra são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado Nininho, iniciada em 2022, por meio da Secel, com a proponência da Cáritas Diocesana de Rondonópolis. A realização do projeto é dividida com os parceiros, sendo a Cáritas Diocesana de Rondonópolis, Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel, Governo de Mato Grosso, e ao apoio cultural de empresas privadas.
Sobre o autor – César Augusto nasceu em Rondonópolis, Mato Grosso e morou no Pantanal quando criança na região de Barão de Melgaço – MT. Fotógrafo profissional e bacharel em Direito, é autor da coleção de cartões postais do Pantanal produzidos em 2022. Tem trabalhos produzidos e publicitados nos principais veículos de comunicação no estado de Mato Grosso, além de ser autor de fotografias publicadas em várias plataformas no Brasil.

Serviço: 
Lançamento do livro: “Pantanal – Um bioma exuberante”.
Data: 06 de outubro de 2023 (sexta-feira), às 9h
Local: “Galeria Lava Pés”, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso – Secel.
Endereço: Avenida José Monteiro de Figueiredo, nº 510, Bairro Duque de Caxias, Cuiabá – MT.
Entrada gratuita.
Contato do autor: (66)-9-9647-5238.

(Da redação, com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *