Walter Carneiro: Ex-deputado diz que Riedel vai bater Pedrossian em obras no MS
O ex-deputado estadual Walter Benedito Carneiro previu na sexta-feira (13), durante entrevista de rádio, em Dourados, que o governador Eduardo Riedell (PSDB) baterá o recorde em termos de investimento de obras de asfalto no Estado, inclusive sendo melhor do que o ex-governador Pedro Pedrossian, considerado “o maior tocador de obras” do Estado.
Carneiro concedeu entrevista ao vivo ao radialista Lucas Corrêa, da Harmonia FM 98,3 (foto), na qual contou um pouco da história que conviveu desde o início sobre o processo de emancipação do Estado de Mato Grosso do Sul, que na quarta-feira (11) completou 46 anos.
Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Walter Carneiro lançou em junho deste ano o livro “Um Benedito Guaicuru… de Caneta, Chapa e Cruz… Maltino”, em Campo Grande, no qual conta detalhes de todo o movimento em que participou com outras lideranças políticas que culminou com a criação do Estado.
Carneiro, à época vereador por Dourados, participou do ato de assinatura da Lei Complementar n° 31, de 11 de outubro de 1977, assinada presidente da República, Ernesto Geisel, que criou o Estado.
Na entrevista, o ex-deputado fez uma síntese da organização estrutural do Estado, lembrando da disputa nos bastidores e das manobras que resultaram na nomeação do primeiro governador do Estado, Harry Amorim Costa, em 1979, passando por Pedro Pedrossian, de quem era aliado, Wilson Barbosa Martins, o primeiro eleito por voto direto, até o mandato de Eduardo Riedel (PSDB).
Durante o bate-papo, ele falou, entre outros assuntos, sobre o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do avanço no setor de infraestrutura e logística, lembrando as grandes obras de asfalto que cortam todas as regiões de Mato Grosso do Sul, graças ao trabalho dos governadores que administraram o Estado, citando Pedrossian, Marcelo Miranda, Wilson Martins, Zeca do PT, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Riedel.
Político visionário, o ex-deputado fez boas referências a gestão municipalista de Ridel, ao dizer que o governador vai bater o recorde em obras de asfalto, inclusive sendo maior investidor no setor do que Pedro Pedrossian.
“Agora, esse governo do Riedel, o Riedel foi secretário do Azambuja oito anos, então ele entrou no governo já sabendo tudo. Esse cara vai bater o recorde (de obras), vai bater o Pedro. Olha esse cara, vai”, previu Carneiro. “Você vê, o Estado está em dia, não deve pra ninguém, o funcionário recebe no dia 30”, acrescentou, ao lembrar de governos anteriores nos quais o servidor era obrigado a contrair empréstimo no banco para poder receber seu salário.
“Eu lembro que no governo do Zeca, a gente tinha que fazer empréstimo no Banco do Brasil para receber o salário. No final do ano, no décimo terceiro, não tinha dinheiro para pagar, aí tinha que fazer empréstimo no Banco do Brasil, eu fiz”, recordou.
Responsável pela criação da UEMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com sede em Dourados, Walter Carneiro é um orgulho dos douradenses, pois foi até hoje o único político local ao presidir a Assembleia Legislativa.
(Por Williams Araújo, do conjunturaonline)