Trabalhadoras de Dourados ganham Prêmio Mariluce Bittar de Gestão da Assistência Social
O Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Dourados brilhou na segunda-feira (11) ao conquistar o 2º lugar no prestigiado Prêmio Mariluce Bittar, na categoria Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O reconhecimento foi resultado da implementação bem-sucedida do projeto “A tecnologia da Educação a Distância Impulsionando a Oferta da Educação Permanente do SUAS no Município de Dourados-MS”, desenvolvido pelas servidoras Ângela Maria Teixeira, Maria Madalena dos Santos e Anita Tetslaff (na foto em destaque, as três com a secretária Daniela).
O projeto, cujo objetivo é desenvolver condições técnico-digitais para oferecer de maneira mais eficiente e eficaz a educação permanente dos servidores da SEMAS, destaca-se como um catalisador para a qualificação dos mecanismos de atendimento aos demandatários das políticas socioassistenciais no município de Dourados.
A secretária Municipal de Assistência Social, Daniela Hall disse que a conquista do 2º lugar nesse prêmio ressalta o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente e também a importância estratégica do município de Dourados nas boas práticas em gestão da assistência social. Este feito evidencia o compromisso da cidade em utilizar a tecnologia da educação a distância como um instrumento poderoso para impulsionar a oferta de educação permanente no âmbito do SUAS.
“Esse prêmio é o reflexo do comprometimento de nossa equipe e do avanço significativo que alcançamos na capacitação de nossos servidores. O Ead SEMAS não apenas modernizou nossa abordagem educacional, mas também fortaleceu nossa capacidade de atender às demandas socioassistenciais de forma mais abrangente e eficaz,”observa Daniela.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a importância desse reconhecimento para o município. “Dentro da nossa gestão a Assistência Social é um pilar muito forte. Diante dessa premiação e reconhecimento, o sentimento é de dever cumprido e também aumenta a certeza de que a equipe da Semas está construindo e desenvolvendo projetos que cheguem às pessoas. Essa é nossa meta: chegar a quem precisa”, pontuou.
O prêmio demonstra como a inovação e o investimento em capacitação contínua podem transformar positivamente a qualidade dos serviços socioassistenciais oferecidos à comunidade. O reconhecimento no Prêmio Mariluce Bittar reforça o papel crucial que municípios engajados e proativos desempenham na construção de uma assistência social mais eficaz e alinhada com as demandas da população.
Quem foi Mariluce Bittar – Mariluce Bittar foi uma das maiores referências da intelectualidade sul-mato-grossense,tendo contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento econômico e social de MS. A professora lutou pela implantação de políticas educacionais e por ações afirmativas para facilitar o acesso de negros e outras minorias ao ensino superior, além de outras frentes de lutas pela inclusão e humanismo.
Pós doutora em Serviço Social, Mariluce Bittar tinha trabalho reconhecido internacionalmente, pelo estudo das políticas educacionais, principalmente na educação superior, onde recebeu inúmeros títulos. Ela morreu em 2014 aos 54 anos, vítima de um câncer no cérebro e trabalhava, desde 1987, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). Também era colaboradora da imprensa estadual, sendo que seu filho, André Bittar, é um dos principais repórteres fotográficos do MS e do país.
(Assessoria PMD, com redação)