Símbolo das eleições diretas: Filme sobre a vida de Dante de Oliveira estréia em Cuiabá

Imagem de Dante de Oliveira no Congresso Nacional, em 1984

Estreia em 6 de fevereiro (terça-feira), em Cuiabá, o filme “A Primavera de Dante”, um média-metragem sobre a vida de Dante de Oliveira, político mato-grossense reconhecido pela luta na redemocratização do Brasil após a Ditadura Militar no movimento “Diretas Já”.

O média-metragem será exibido no dia 6 de fevereiro, data de nascimento de Dante, às 19h no Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa.

O filme resgata a vida e obra de Dante, sendo o primeiro episódio de uma trilogia para mostrar o caminho do líder estudantil, parlamentar estadual e federal, ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá e governador do Estado.

Esse primeiro episódio resgata a infância do menino Dante, a adolescência em Cuiabá, a mudança para o Rio de Janeiro para fazer faculdade de Engenharia, a militância estudantil no MR-8, a derrota na primeira disputa para vereador, a eleição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a Câmara Federal, onde protagonizou a memorável campanha das Diretas.

Entre os depoimentos, a mãe de Dante, Maria Martins de Oliveira, a viúva Thelma de Oliveira, os irmãos Armando, Inês e Yolanda, os amigos Guilherme e Frederico Muller, o médico Júlio Muller Neto e Aluísio Arruda, os historiadores João Antonio Lucidio e Luíza Volpato e o analista político João Edisom de Souza.

O Operador de Master da TV Assembleia Vicenzo Zaleski dá vida ao personagem Dante de Oliveira.

O filme é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural/AMISCIM, Assembleia Legislativa e Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer/Governo do Estado

Imagem de Dante de Oliveira no Congresso Nacional, em 1984

de Mato Grosso. Produção Executiva José Paulo Traven, Diretor Leonardo Sant’Ana. A Pesquisa de João Antonio Lucidio, Direção de Produção Giulia Costa, Direção de Fotografia Kelven Queiroz, Som direto/Assistente de Câmera Ricarte Oliveira, Edição/Colorista Murilo Nascimento, Som Eduardo Lehr, Produção Anna Magalhães, Direção de Arte e Figurino Laís Wrzesinski.

(Midiajur)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *